O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Entrar em 2011 com a direita


SLB 2-0 Clube Sport Marítimo Foi assim mesmo que o Glorioso entrou no novo ano: com o pé direito. Depois de um começo de jogo incaracterístico, em que a falta de ritmo de todos os jogadores em campo se fez sentir, resultante de uma paragem longa que deixou o mais desinteressado adepto do Benfica à beira de um estado de nervos, foi o pé direito redentor de Salvio que abriu caminho à vitória.
Não foi um jogo brilhante, mas foi um bom jogo dentro das condicionantes que existiam: equipa muito renovada, intervalo competitivo prolongado antes do jogo, até uma Luz mais despida do que é habitual. Fomos crescendo à medida do passar do tempo, até que um remate colocado de SALVIO, num lance que parecia inofensivo, aos 23', começou a fazer a diferença. Grande golo do argentino, em relação ao qual aproveito para me retractar: não é claramente um jogador medíocre, como mais do que uma vez afirmei, embora tenha dúvidas de que valha os 10 milhões que a sua contratação nos custaria.
Destaque ainda para um jogador que transpirou entrega em todo o jogo: Carlos Martins, nem sempre acertou, mas dele partiram várias das melhores jogadas do SLB. Também dele partiu a jogada do segundo golo, pouco depois. Livre cobrado superiormente, Gaitán aproveita o ressalto e serve SAVIOLA, o coelho incansável, para o segundo golo da noite.
No segundo tempo, o jogo decaiu de qualidade e as oportunidades que o meio-campo foi construindo, em contra-ataque, não foram finalizadas com lucidez na grande área contrária. O Marítimo podia até ter aproveitado alguns deslizes que a nossa defesa ainda tem, mas valeu que também os seus avançados não estavam nos seus dias.
Apesar de nenhum deles ter deslumbrado, os segundas linhas que foram aposta, alguns estreantes esta época em jogos oficiais, não comprometeram e alguns (Jara e Airton) tiveram até pormenores interessantes. Em relação a eles é preciso dar tempo ao tempo, mas tempo é coisa que não abunda no SLB, ainda para mais nesta fase. Seria bom que a SAD tomasse consciência dos erros que cometeu e que não voltássemos a entrar numa época com tanta cara nova e tanta gente para integrar no futebol europeu. Este "pormaior" fez, e muito, a diferença na etapa inicial da época.
O último destaque reservo-o para o primeiro centenário do blog, que hoje se assinala. Um ano que podia ser um século, tantas foram as coisas boas e más que vivemos. 1824 visualizações de páginas e 147 mensagens depois, com altos mas também baixos, o balanço é claramente positivo.
Um sincero e descomunal obrigado a quem me tem acompanhado.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário