O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

quarta-feira, 23 de março de 2011

Basta de ódio

Da mesma forma como condenei o ataque à comitiva encarnada que viajava de Paços de Ferreira, repudio o apedrejamento de ontem à casa do FC Porto em Coimbra. Não quero saber se os delinquentes em qualquer dos casos são deste ou daquele clube. Ninguém é dono da verdade, ninguém tem superioridade sobre outro, há é responsáveis por violência e vítimas dela.
Não importa se é uma agressão destinada a magoar ou se é um acto de intimidação e vandalismo, o mal que está subjacente é o mesmo.
Por isso, aplaudo o comunicado de ontem do Benfica. Não foi seguramente ele a razão desse apedrejamento, porque justamente condena a violência e aponta o caminho certo, do apaziguamento dos ânimos. O clássico de 3 de Abril é (apenas) um jogo de futebol, mas há muito quem, de ambos os lados, se parece ter esquecido disso.
Violência gera violência, o ódio alimenta-se dele mesmo. Nunca há desculpa para o crime, mesmo quando nos sentimos atingidos por ele. Tal como há uns meses, na véspera do Porto-Benfica, denunciei ataques a algumas casas do Benfica no norte do país, não posso aceitar que um jogo comece manchado pela intolerância e pela irracionalidade.
Por pior que nos tenham recebido nos últimos clássicos, espero que não haja qualquer retaliação.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário