O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Quem se responsabiliza???

Roberto tem culpas no cartório, mas não tem culpa que a época tenha sido mal preparada, que se tenham vendido alguns dos jogadores mais decisivos e estoirado dezenas de milhões de euros com resultado nulo. Onde nos levará este despesismo desenfreado? Será possível continuar eternamente a atirar-nos areia para os olhos, fazendo crer que esta gestão é sustentável, que o futuro do SLB não está a ser comprometido por uma mão cheia de nada?
Roberto é quem se senta no mocho do réu, mas não devia estar só. O que se pretendia ao dispensar o guardião titular da liga (quem nos comprometeu na Taça de Portugal e na Liga Europa recebeu voto de confiança) para lançar 8,5 milhões na roleta?
Não é só na baliza que se centram os nossos problemas. Os mundialistas estão a milhas do rendimento exigido, e se Luisão não tem quem lhe faça sombra, pergunto-me o que faz o Cardozo no onze. Weldon deu provas e salvou-nos de apertos na última época (lembram-se do susto na Figueira?), será que não merece uma chance?
Di Maria foi-se, chegou para o seu lugar Gaitán por mais de 8 milhões de euros. Aparentemente bom jogador, mas questiono-me como poderia ele substituir o compatriota, se salta à vista a verticalidade do seu jogo, a tendência de flectir para o meio.
Ramires, que era o pêndulo do meio-campo encarnado também viajou para outras paragens. Quem o foi substituir? Amorim ou Martins nunca deveriam ser apostas para suprir esta ausência, o primeiro porque não ataca, o segundo porque não defende. Foi-se agora buscar o Salvio, mas duvido muito que dê ao meio-campo o equilíbrio e as compensações do passado.
Se jogarmos com Salvio pela direita, Gaitán pela esquerda e Aimar (ou Martins) no centro, Javi ficará só na tarefa das recuperações de bola. Quem alimentará tão pesada estrutura de 5 elementos de vocação quase só ofensiva? Que oposição terão os contra-ataques do adversário?
Depois, a forma de defender bolas paradas é confrangedora. Já no ano passado tínhamos lacunas neste domínio, mas este ano parece que nem sequer houve treino específico, tal o número de golos que temos sofrido.
Claro que os jogadores sentem a falta do trabalho de casa, acrescido da intensidade física da pré-época, da chegada tardia de muitos jogadores, da instabilidade emocional de ver o nome associado a uma transferência milionária por confirmar. Por estas ou outras razões, vejo um SLB em descontrolo, que desaba como um castelo de cartas perante a adversidade, em que a impotência se apoderou da cabeça dos jogadores.
JJ lançou o repto, ainda ressacávamos do último título: o bi era quase uma questão de tempo, a Champions uma prioridade. Espero ver esta equipa, que algumas alegrias já nos deu, reagir enquanto é tempo e provar que está à altura do Clube que representa. É agora ou nunca.
Abraço

2 comentários: