O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 30 de maio de 2010

Os nossos campeões

1. Quim, o injustiçado

Nome Completo: Joaquim Manuel Sampaio Silva
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 13-11-1975
Altura (Mt): 1.82
Peso (Kg): 80
Nacionalidade: Portuguesa

Jogos
Jogos Realizados
30
Jogos Completos 29
Tempo Jogado Total 2804
Tempo Jogado Médio Jogo 93
Jogos a Titular 30

Quim é dos jogadores que mais aprecio no meu SLB. Foi de uma importância tremenda ao longo da época, e não me ensombram grandes dúvidas quando o considero o melhor guarda-redes desta época nas equipas portuguesas. Não escondo a minha admiração por este jogador, que é de longe o mais fiável do plantel, mas que parece marcado pelo destino.
Apesar do estatuto indiscutível (provado pela sua utilização em todos os jogos da Liga, que o torna o único encarnado "totalista") foi afastado da selecção nacional sem qualquer razão válida, mas o cúmulo da injustiça ainda estaria para vir, pela forma mais infeliz e irresponsável possível, pela voz do seu técnico.
Estamos a falar de um dos jogadores mais experientes e carismáticos da equipa, que conhece bem a mística do SLB, e que aos 34 anos está longe de acabado. A sua dispensa constitui um forte rombo nas nossas aspirações e no orgulho da nação encarnada, ele que merecia tudo menos terminar a ligação ao Clube desta forma indigna e inadmissível.
Obrigado, e até sempre, Quim.



18. Fábio, a revelação
Nome Completo: Fábio Alexandre Silva Coentrão
Posição: Defesa Lateral Esquerdo
Data de Nascimento: 11-03-1988
Altura (Mt): 1.79
Peso (Kg): 66
Nacionalidade: Portuguesa



Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 16
Tempo Jogado Total 1924
Tempo Jogado Médio Jogo 74
Jogos a Titular 18

Inicialmente reputado como o patinho feio da equipa, pela pouco conseguida anterior passagem pela Luz e por estar "tapado" no lugar que lhe parecia reservado, Fábio Coentrão soube aproveitar a oportunidade que JJ lhe deu na posição mais recuada do flanco esquerdo, a ponto de ser o único Benfiquista convocado para o Mundial da África do Sul.
Se as previsões apontavam para a titularidade descansada de Peixoto como lateral esquerdo, as exibições periclitantes e as lesões deste atiraram o "Figo das Caxinas" directamente para os holofotes da Luz, e o miúdo portou-se à altura.
As investidas estonteantes e as assistências precisas, que já lhe eram conhecidos, aliaram-se a uma boa capacidade de recuperação, e JJ já lhe augura um futuro radioso nas suas novas funções.
Que assim seja, e que faça um excelente Mundial.



4. Luisão, o patrão

Nome Completo: Anderson Luís da Silva
Posição: Defesa Central
Data de Nascimento: 13-02-1981
Altura (Mt): 1.93
Peso (Kg): 92
Nacionalidade: Brasileira


Jogos
Jogos Realizados
28
Jogos Completos 28
Tempo Jogado Total 2669
Tempo Jogado Médio Jogo 95
Jogos a Titular 28
Golos 4

Líder por natureza, dominador das alturas e voz da experiência nas alturas mais críticas, Luisão teve na sua sexta época ao serviço do SLB aquela em que mais se destacou pela sua segurança defensiva.
Traído pela sua fisionomia quando o jogo exige uma maior velocidade (o que levou até Maradona a apodá-lo como "jogador de básquete"), a verdade é que o Luisão é uma das peças imprescindíveis da nossa equipa, pela experiência acumulada e por conhecer os segredos da sua posição como ninguém, razão pela qual alinhará pelo escrete no Mundial.
Além de bem defender, a sua garra e frieza revela-se nos momentos de maior tensão, como provam os golos apontados em jogos decisivos e que já nos valeram títulos.



23. David Luiz, a alma
Nome Completo: David Luiz Moreira Marinho
Posição: Defesa Central
Data de Nascimento: 22-04-1987
Altura (Mt): 1.88
Peso (Kg): 84
Nacionalidade: Brasileira

Jogos
Jogos Realizados
29
Jogos Completos 29
Tempo Jogado Total 2769
Tempo Jogado Médio Jogo 95
Jogos a Titular 29
Golos 2



Central de eleição, com potencial para ser dentro em breve um dos melhores do Mundo, senhor de uma classe ímpar e genuíno amor ao SLB. Trata-se de um jovem que, após uma época de autêntico exílio futebolístico, recuperou a auto-estima e demonstrou ao mais céptico que a sua verdadeira posição é a de central.
Soube resistir às campanhas mediáticas que visavam desestabilizá-lo e poucas foram as vezes em que a sua inconfundível agressividade ultrapassou as regras. Podendo embora não gerir ainda da melhor forma os seus avanços no terreno, este central distingue-se pela sua capacidade técnica invulgar e por uma rapidez que complementa da melhor forma o seu companheiro do eixo da defesa.
Em boa hora a sua cláusula de rescisão foi fixada nos 50 milhões. Este rapaz vale tudo o que derem por ele.




14. Maxi, a raça
Nome Completo: Victorio Maximiliano Pereira Páez
Posição: Defesa Lateral Direito
Data de Nascimento: 08-06-1984
Altura (Mt): 1.73
Peso (Kg): 71
Nacionalidade: Uruguaia


Jogos
Jogos Realizados
25
Jogos Completos 19
Tempo Jogado Total 2067
Tempo Jogado Médio Jogo 82
Jogos a Titular 21
Golos 2

Dono de uma raça e uma garra quase canina, SuperMaxi viveu nesta época o seu auge com a nossa camisola, depois da adaptação há dois anos e da afirmação o ano passado. Um Campeão não pode viver só de artistas, mas também de operários que não hesitem em sacrificar-se pelo colectivo, e o uruguaio encarna esse espírito na perfeição.
Mais um jogador que tem presença marcada no Mundial, homem simples que mantém com os nossos exigentes adeptos uma relação só ao alcance daqueles que encharcam de suor a nossa bela camisola.





6. Javi, o fiel da balança
Nome Completo: Francisco Javier García Fernández
Posição: Médio Defensivo
Data de Nascimento: 08-02-1987
Altura (Mt): 1.87
Peso (Kg): 80
Nacionalidade: Espanhola

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 21
Tempo Jogado Total 2350
Tempo Jogado Médio Jogo 90
Jogos a Titular 26
Golos 3



Pouco importado com a troça dos nossos rivais, que viam nele um novo e ainda mais caro Balboa, Javi não demorou a calá-los e a demonstrar ser uma aposta certeira do nosso departamento de futebol.
Após várias épocas em que nos faltou um n.º 6 completo, que comandasse as transições defensivas e ofensivas da equipa, e algumas em que levámos com dois jogadores à frente da defesa, Javi soube fazer sozinho o trabalho de ser o primeiro auxiliar dos centrais e lançar os movimentos ofensivos, sem se desposicionar.
A ele devemos o equilíbrio e o rigor que tivemos no meio campo, e a sua juventude não significa imaturidade, pois é um jogador evoluído e que sabe fazer um jogo inteligente.
Declarou recentemente que bendiz a hora em que saiu do Real Madrid. Também nós!





20. Di Maria, o anjo
Nome Completo: Angel Fabián Di María
Posição: Médio Ala Esquerdo
Data de Nascimento: 14-02-1988
Altura (Mt): 1.80
Peso (Kg): 75
Nacionalidade: Argentina

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 22
Tempo Jogado Total 2368
Tempo Jogado Médio Jogo 91
Jogos a Titular 26
Golos 5



Anjo dos Benfiquistas, demónio dos adversários, força da natureza que finalmente, após dois anos de promessa adiada, flamejou nos relvados portugueses.
As suas fintas mirabolantes, passes soberbos, correrias imparáveis e golos do outro mundo são a alegria dos Benfiquistas e, sobretudo, dos amantes do bom futebol.
A sua saída para um campeonato mais forte é uma inevitabilidade há muito anunciada, mas não podemos abdicar dos 40 milhões estipulados na cláusula de rescisão. Trata-se de um jogador fabuloso, de qualidades raríssimas, idolatrado pelo próprio Maradona, que fez questão de anunciar a sua titularidade no Mundial e de lhe atribuír a camisola n.º 7, logo, valiosíssimo.
Tem tudo para ser uma das superestrelas do desporto rei a breve trecho, e só o não é já porque só agora apanhou alguém que lhe dá confiança e explora as suas capacidades. Di Maria não é deste mundo.


8. Ramires, o queniano

Nome Completo: Ramires Santos do Nascimento
Posição: Médio Ala Direito
Data de Nascimento: 24-03-1987
Altura (Mt): 1.80
Peso (Kg): 73
Nacionalidade: Brasileira

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 16
Tempo Jogado Total 2045
Tempo Jogado Médio Jogo 78
Jogos a Titular 23
Golos 4

Lutador incansável, médio de uma disponibilidade e um pulmão inesgotáveis, foi um dos insubstituíveis de JJ. Dotado de boa técnica, este jogador vinha rotulado de craque (já jogava pela canarinha) e fez jus à reputação, apesar de vir sem férias do Brasil, onde acabara de disputar a Copa Libertadores pelo Cruzeiro de Belo Horizonte e estava em pleno campeonato.
Como se não bastasse, a preparação desta época foi prejudicada pela participação na Taça das Confederações pelo Brasil, em que exibiu uma forma fulgurante e foi uma das pedras que conduziram a sua selecção à conquista do torneio.
Ficou, aliás, famosa a carta que o presidente do seu anterior clube, o Cruzeiro, escreveu aos adeptos, justificando a venda de uma das pérolas do campeonato brasileiro.
É certo que foi uma das aquisições mais dispendiosas, mas o investimento terá retorno e duvido que seria possível o negócio caso tivéssemos esperado mais um mês, pela Taça das Confederações. Ramires foi utilíssimo ao longo da época e respondeu sempre que chamado a desempenhar diferentes papéis. Se não tivesse havido um Ramires, quase omnipresente no nosso meio campo a equilibrar a equipa, não teria sido possível a liberdade táctica do Di Maria, e o nosso jogo perderia cérebro e imprevisibilidade.





10. Aimar, el mago

Nome Completo: Pablo César Aimar Giordano
Posição: Médio Ofensivo
Data de Nascimento: 03-11-1979
Altura (Mt): 1.69
Peso (Kg): 65
Nacionalidade: Argentina


Jogos
Jogos Realizados
25
Jogos Completos 4
Tempo Jogado Total 1751
Tempo Jogado Médio Jogo 70
Jogos a Titular 21
Golos 4

Artista do mais fino recorte técnico, o suave perfume do seu futebol encheu de magia o campo sempre que esteve inspirado e das suas botas nasceram alguns dos lances memoráveis da liga. Aimar soube pegar na batuta para organizar o nosso jogo ofensivo, confirmando o seu renascimento para o futebol. Tem uma relação única com a bola, que ofusca a sua fragilidade física, e que por si só justifica o preço do bilhete.
Aimar é sinónimo de arte, e temos de agradecer a Rui Costa por ter sabido escolher o seu sucessor. Enquanto continuar no SLB, podemos estar certos que nos deliciaremos com passes primorosos, toques habilidosos, tudo ao ritmo de um tango gracioso.


30. Saviola, el conejo


Nome Completo: Javier Pedro Saviola
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 11-12-1981
Altura (Mt): 1.69
Peso (Kg): 67
Nacionalidade: Argentina







Jogos
Jogos Realizados
27
Jogos Completos 6
Tempo Jogado Total 2149
Tempo Jogado Médio Jogo 79
Jogos a Titular 26
Golos 11

Coelho tirado da cartola no último defeso, para muitos o mais decisivo da liga, jogador de um cartel invejável mas que não perdeu a humildade de um menino do futebol de rua. Os anos de degredo futebolístico no Real mais não foram do que um atentado ao futebol. Tem uma parceria perfeita com Pablo Aimar, com uma sincronia digna de uns gémeos, e que os adeptos do River já conheciam bem.
Sendo embora bastante baixo para um atacante, quase o fazendo passar despercebido e ignorado pelos centrais adversários, vale todos os seus centímetros em qualidade de futebol, tem um drible e capacidade de desmarcação temíveis e os seus recuos posicionais reforçam a luta a meio campo, pressionam a defesa e permitem unir a equipa e fluir o jogo.
Faz, em rigor, duas posições: a de último homem a meio campo e primeiro homem no ataque, onde supre de forma admirável as lacunas do outro avançado, Cardozo, pela sua mobilidade e imprevisibilidade. A sua letalidade fez-se sentir de novo, e desbloqueou impasses em jogos absolutamente cruciais. Se fosse possível estabelecer uma correlação entre os golos e a atribuição de pontos, decerto os de Saviola se reflectiriam na tabela classificativa.

7. Cardozo, o perigoso
Nome Completo: Óscar René Cardozo Marin
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 20-05-1983
Altura (Mt): 1.92
Peso (Kg): 91
Nacionalidade: Paraguaia



Jogos
Jogos Realizados
29
Jogos Completos 22
Tempo Jogado Total 2545
Tempo Jogado Médio Jogo 87
Jogos a Titular 28
Golos 26

Bola de prata da nossa liga, com um remate de pé esquerdo absolutamente fulminante, Cardozo não pára de demonstrar a sua tremenda veia goleadora na liga, para desencanto de muitos que viam nele apenas um poste caro e tosco. Segunda época em que ultrapassou a fasquia dos vinte golos em jogos oficiais (só não foram 3 porque o Quique o sentou no banco), mas que finalmente o coroou rei dos goleadores.
Embora quase nulo no jogo aéreo e com um pé direito que pouco mais serve do que para entrar no autocarro, Cardozo compensa as suas limitações técnicas e a sua lentidão com um remate de pé esquerdo exímio e potente, que rende golos, muitos golos.
Cardozo é um jogador trabalhador, que disputa os lances no limite e que é capaz de se sacrificar e jogar lesionado em alturas cruciais da época, como no final deste campeonato, inclusive pondo em risco a sua aptidão para jogar o campeonato do mundo pela sua selecção, o Paraguai.
Já manifestou vontade de saír para outro campeonato, mas não podemos abdicar deste activo de mão beijada. Para se ter uma ideia do seu cartão de visita eis o quadro do seu percurso em Portugal:


Jogos(golos) A. Liga Sagres -- B. Champions -- C. Taça UEFA/Liga Europa -- D. Taças Nacionais -- E. Total
2007/2008 A. 29 (13) -- B. 8 (3) -- C. 3 (1) -- D. 5 (5) -- E. 45 (22)
2008/2009 A. 26 (17) -- B. 0 (0) -- C. 3 (0) -- D. 5 (0) -- E.35 (17)
2009/2010 A. 28 (26) -- B. 0 (0) -- C. 12 (10) -- D.6 (3) -- E.46 (39)
Total A. 85 (75) -- B. 8 (3) -- C. 18 (11) -- D. 9 (5) -- E. 123 (72)





Este resumo é apenas uma pequena homenagem aos homens que dentro das quatro linhas fizeram o nosso SLB uma equipa campeã. Preferi referir-me somente à equipa-tipo do ano que findou, ao onze base definido por JJ e que levou o Clube ao êxito. Podia referir jogadores igualmente fundamentais, tais como Amorim, Martins, Weldon, entre tantos outros, mas que não tiveram uma titularidade regular. Para eles também o meu agradecimento.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário