O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 16 de maio de 2010

Pés assentes no chão













Nos últimos 6 anos, não conseguimos ganhar uma única Taça de Portugal. Nesse período, um dos nossos principais competidores ganhou 2 taças, e o outro ganhou 3. Em praticamente todas estas edições, fomos eliminados numa fase prematura da competição, por equipas claramente menos cotadas.
Vem isto a propósito das declarações - certamente a quente - dos nossos responsáveis de que vamos conquistar a Europa, já somos imparáveis, etc. É bom que ninguém se esqueça, por mais que custe, de que ganhámos um campeonato e zero taças nos últimos cinco anos, ou seja, estamos muito longe de ter um ascendente no futebol nacional que nos permita sonhar com altos voos.
Não precisamos de embandeirar em arco, entrar em euforias (que mau resultado deram no passado) e tentar aventuras europeias, para as quais claramente não estamos ainda preparados.
Não vale a pena esconder que uma boa figura na Champions será fundamental, quer para reabilitar o prestígio extramuros, quer para as nossas finanças. Mas esse NUNCA poderá ser o grande objectivo do próximo ano. O foco deverá forçosamente recair na Supertaça, Campeonato nacional e Taça de Portugal.
É isto que eu pretendo para o SLB, agora que temos uma oportunidade única de reaver a nossa preponderância no futebol português, o que não pode acontecer graças a um campeonato isolado, mas a conquistas assíduas.
Só se conseguirmos uma liderança consolidada - e o próximo campeonato será ainda mais difícil do que este - poderemos então centrar-nos na Europa mas não agora.
Não me esqueço do que aconteceu em 2005/06: também tínhamos sido campeões no ano anterior, lançámo-nos numa campanha na Champions francamente positiva mas que ficou ofuscada pelo descalabro nas competições internas.
Só poderemos triunfar com os pés firmes no chão e cabecinha no lugar. É bom que os nossos dirigentes saibam refrear as euforias - em vez de as alimentarem - e tenham as suas prioridades bem alinhadas...
Abraço

2 comentários:

  1. Caro Zé,

    Não acho que possamos comparar as duas épocas que referes...

    Em 2005/2006, Koeman mostrou ser um excelente treinador e, com uma equipa menos cotada que a actual, chegou na LC até aos quartos, perdendo com a equipa que ganharia nesse ano a competição:o Barcelona. Mas, por culpa própria e por falta de conhecimento (à semelhança de Quique) da realidade do Benfica, menosprezou a nossa liga, julgando ter apenas um adversário:o FCPorto.

    Jesus, pelo contrário, sabe o que é o futebol português, sabe muito mas mesmo muito de futebol e, dessa forma, sabe que a liderança interna é crucial para atingir uma excelência europeia. Para além disso, tem uma matriz de jogo altamente identificada com o nosso clube, com clara apetência para a pressão e o domínio sobre o adversário. Em suma, é um treinador á Benfica que joga sempre para ganhar...

    E, para terminar, permite-me dizer que não olhei para as palvras de Jesus da forma que foram transmitidas pela comunicação social. Entendi sim, que o mister queria afirmar, e na sequência de uma questão sobre o jogo em Liverpool, que se para o ano estiver ao nível que este ano tivemos na Liga Europa, mas neste caso na LC, não vai abdicar de tentar ganhar a mesma. Nem eu o faria também, porque seria uma oportunidade de ouro...Se, para isso, tivesse que baixa um pouco o ritmo internamente?Acho que valeria o esforço...

    Grande abraço de campeões:)

    PS - Certo é que este ano o defeso é bem mais calmo. Sabemos que temos estrutura e pessoas capazes de criar os mecanismos necessários para manter a bitola a este nível...e isso vale muito!!!Já nem me lembra de uma época e uma estrutura assim...

    ResponderEliminar
  2. Hugo, desde já saúdo-o e dou-lhe também um abraço de campeões.
    Quanto ao sonho de ganhar a Champions, não vejo como este colocar de expectativas no céu - e o presidente é useiro e vezeiro nisto - possa dar bom resultado, como não deu nos outros anos.
    Se houve coisa em que a nossa estrutura se distinguiu neste ano não foi por acertar neste ou naquele jogador, mas na sobriedade.
    As bravatas presidenciais podem causar empolgamento nas massas, mas acabam sempre por se virar contra nós.
    No próximo ano, e espero estar a ser pessimista, não temos hipóteses de ganhar a Champions, e passar a fase de grupos já é um brilharete.
    Para mim, que não estou habituado a ver o SLB campeão, o foco deve estar na renovação do título. Quanto à Europa, o que vier é lucro...
    É a minha opinião. Quanto ao resto, inteiramente de acordo consigo.
    Abraço

    ResponderEliminar