O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 4 de julho de 2010

O penoso estertor do nosso hóquei em patins

De todas as modalidades desportivas do nosso Clube, apesar da frustrante época que a maior parte delas realizou, há uma que se destaca pela gritante mediocridade (sem querer incluir aqui os atletas) e pelo atropelo dos pergaminhos do SLB nessa modalidade: o hóquei em patins.
A situação alarmante do nosso hóquei não é facto recente, vem pelo menos desde o início da década, mas teve o seu "clímax" com o humilhante quinto lugar no campeonato da época que agora terminou, a pior classificação de sempre dos nossos hoquistas.
Não menos desolador foi assistir ao discurso dos nossos dirigentes e técnicos, que fizeram o balanço deste dramático fracasso como se não lhes coubesse responsabilidade alguma, como se o desastre do hóquei fosse como uma espécie de fatídico destino contra o qual não podiam lutar. De facto, no "primeiro ano", era difícil fazer melhor. Se foi isto o que fizeram no primeiro, nem quero imaginar o que farão no segundo.
Pergunto eu, na minha condição de leigo na matéria, será aceitável que um Clube que conta com vários dos melhores jogadores nacionais e que tem feito algum investimento se permita ficar em quinto lugar, a 5 pontos do quarto, 7 do terceiro, 10 do segundo e a 24 (cruzes!!!!) do primeiro e assobie para o lado como se fosse um acidente de percurso!?
Este foi "apenas" o segundo ano consecutivo em que nos classificámos abaixo do segundo lugar, mas quem julgava que os males da secção estavam remediados com a saída de Carlos Dantas e a entrada de um novo técnico estava bem enganado. Os problemas acabavam de começar...
Não entendo esta secção e acho que ninguém se entende nela, mas está ao nível do surreal que todas as equipas do hóquei do SLB, desde os séniores à formação, tivessem sido entregues a um sujeito que acabara de chegar ao Clube. Para cúmulo, não só a formação do SLB foi - sem exagero - aniquilada pelos senhores da confiança do treinador, como a equipa principal fez história pelas piores razões.
Mas não é por causa disto que escrevo este post. É que a forma como este problema está a ser gerido faz lembrar o porquê de termos chegado a este estado. Em vez de afastar a incompetência, a direcção não só manteve intacto o treinador - parece que lhe faltava apenas um adjunto... - como nomeou "presidente" da secção justamente o responsável pelas camadas jovens, justamente quem foi o responsável pelo definhamento da nossa formação, quem nem sequer foi capaz de encontrar instalações para os miúdos treinarem, quem mostrou toda a sua incompetência e arrogância em prejuízo do Benfica.
Eis uma história relatada num fórum Benfiquista por um dos pais que contactaram com o novo "Presidente":
«Acuso-os de ma formacao e falta de caracter, tanto o Senica como o Trindade.
Vamos a factos.
O meu filho foi convidado para integrar a formacao do Benfica. Ele ficou radiante e eu nem se fala. Mas eu sou enc. de educacao e para mim, ha outras questoes a considerar. Ha custos envolvidos, horarios e deslocacoes. O meu filho praticava a modalidade noutro clube (com pavilhao proprio) onde pagava apenas €15, perto de casa.
Tive uma reuniao, como seria natural com o Sr. Trindade, e um dos treinadores.
Ficou acordado que eu teria a obrigacao de pagar uma mensalidade de €35, mais os equipamentos de treinos, fato de treino. O Benfica, por seu turno, obrigava-se a 3 treinos semanais, em horarios a definir mais tarde e no ringue da junta de freguesia de Benfica (como ha muitos anos).
Logo nessa data, fomos informados que se iriam realizar obras na cobertura do ringue da junta de freguesia, que provavelmente nos iria a alterar os locais de treino (apenas), por um periodo programado de 15 dias, na pior das hipoteses, por um mes. As hipoteses dadas foram alguns treinos no pav. Imperio-Bonanca e no pavilhao da Escola Alema. Como nao conhecia a tal escola, poucos dias depois, decidi ir ver. Bem perto do estadio de Alvalade.
Para visitar o pavilhao, comentei com o porteiro da Escola, o caso e fiquei admirado quando ele me disse que isso seria pouco provavel, quase impossivel. Ao ver a minha cara, o Sr. decidiu conduzir-me aos responsaveis da escola, que sem hesitacao me disseram, que nunca se tinha sequer posto a hipotese. Ninguem do Benfica, nos falou.
Seria verdade? estranhei, mas a vida segue. Os primeiros meses da epoca, enquanto foi possivel treinar na junta, as coisas correram conforme o "contrato" verbal establecido entre mim e o Sr. Trindade (em nome do Benfica).
A bagunca comecou exactamente quando as malditas obras comecaram na junta de freguesia. Arrastaram-se e nem sei se estao concluidas. La de vez enquanto os miudos trinavam na luz, digamos que 1 vez a cada duas semanas. Varias semanas os miudos treinaram apenas 1 vez por semana. As solucoes passavam por treinar duas ou tres vezes na Parede e comecaram a treinar na Liga de Alges.
Os tais tres treinos por semana, ja eram uma ilusao. Duas vezes ja era optimo e viva o velho. Os miudos de todos os escaloes, todos repito, andaram em bolandas. So ja no final da epoca. No ultimo mes, conseguiam treinar 3 vezes por semana. Ora na Liga de Alges, ora no CACO. Mas a vergonha como nao tem fronteiras nem limites, foi tanta que na Liga de Alges, por duas vezes os miudos de um escalao de Infantis, passaram pelo vexame de nao treinar, por falte de cumprimento dos pagamentos por parte do sr. Trindade.
Os Pais dos miudos descontentes com a ineficacia dos responsaveis e vendo-os pavonear-se na Luz e na Benfica TV, pediam aos seccionistas para marcar uma reuniao, com o Sr. Senica e o Sr. Trindade, por forma a esclarecer tudo e para de alguma forma, como o Benfica nao estava a cumprir com o "contrato"acordado, com os Pais e portanto se havia a hipotese de reduzir na prestacao da mensalidade.A resposta foi clara. Nao! Nao pagam o que ficou acordado, os meninos nao ficam no Benfica.
Bem, eu sou Benfiquista e nao me importo nada de ajudar o Benfica, mas perante tal postura desta gente. Senti-me. La diz o ditado, que quem nao se sente,...A critica vai exactamente para a incompetencia do Sr. Senica e do Sr. Trindade.Perante uma adversidade destas. De uma determinada obra que deveria ter decorrido num determinado periodo de tempo, se ter prolongado indefinidamente, deu para perceber a total incapacidade destes Srs. encontrarem uma solucao atempadamente.
Que a tarefa demorasse um mes, era muito mas aceitava-se. Durou toda a epoca. Ora se nao sao capazes de resolver isto, como podem resolver problemas maiores que surjam? E o lado da lideranca? Aquilo que faz com que todos o sigamos? Nao ha competencia e nao ha respeito.
Sao gentinha.E para ja fico-me por aqui, pois sinto-me tao revoltado.Varios miudos, disseram aos Pais. Chega. Nao quero mais o Benfica.
Miudos disseram isto. Nao foi o Benfica que nao os quiz. Foram os miudos. E eram Benfiquistas. Podiam encontra-los noutros clubes, mesmo antes do final da epoca passada. Aqueles que aqui defendem o senica, defendem-no sem saberem porque o defendem. Aqueles que aqui o atacam sabem bem porque. Porque ambos sao INCOMPETENTES! E mau caracter
É este o futuro do nosso hóquei? Paz à sua alma.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário