O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Onde é que eu já vi este filme...

Jogadores a chegar aos camiões à Luz (já se fala em 10 contratações e ainda só vamos em meados de Junho), saídas de jogadores importantes com espalhafato e polémica na praça pública, "referências" despachadas pela porta do cavalo, toda esta agitação no Benfica é um maná para os jornais, que prosperam à custa de tanta trapalhada.

Ponto prévio: não vou na onda, que muitos pretendem cavalgar, de que o Benfica é o culpado por o Fábio Coentrão fazer birra e pretender ir para o Real Madrid custe o que custar, oferecendo-se todos os dias num espectáculo mediático pouco dignificante para o próprio e para o Clube que representa. Também não culpo o Benfica por pretender cessar a ligação a Nuno Gomes, que aliás não se pode queixar de falta de apoio do Benfica. O Benfica não é o culpado disto, aliás, ele é o primeiro prejudicado.

No caso do Coentrão, não culpo o Benfica de absolutamente nada. O próprio jogador, que deve estar muito mal aconselhado, é que devia reflectir nas atitudes contraditórias e tristes que tem tomado. Primeiro, só saía mediante uma proposta que satisfizesse os interesses dele e do Benfica (já nem falo de quando se afirmou disposto a rubricar contrato vitalício com o Benfica, porque isso não passou de espuma dos dias...). Depois veio o estágio da selecção, veio o Ronaldo, veio o Ás, a Marca, etc.
E Coentrão mudou. O Benfica já não interessava para nada. O contrato que de livre vontade celebrara, recentemente prorrogado com revisão salarial, era letra morta. Saía nem que fosse a custo zero, e o Benfica devia era estar eternamente grato, como se ele nada devesse também ao Clube que o deu a conhecer ao mundo.
Disto o Benfica não tem culpa. E não me venha o Evangelista moralista com a treta de que o processo disciplinar é uma injustiça porque ele "levou o Clube às costas". Ele é um empregado do Benfica. Até o Eusébio, que é o senhor Eusébio, se sujeita a processos disciplinares se um dia voltar a trabalhar no Benfica e lhe faltar ao respeito.

O caso do Nuno Gomes já é um bocado diferente. E é diferente porque LFV quer transformar o Benfica numa Santa Casa da Misericórdia de quem não precisa, como fez no caso Mantorras. Se é verdade que o capitão do Benfica partiu para férias sem saber se o seu futuro passava ou não pelo seu Clube, estamos perante um caso grave e vergonhoso para a direcção. E se é verdade que, como consolação, foi aliciado com um cargo directivo no Benfica, por outras palavras, um tacho, ainda mais grave se torna.
Critico a forma como este dossiê terá sido gerido. Mas concordo plenamente com a não renovação. Há muito se sabe que, mal ou bem, JJ já não conta - alguma vez contou? - com o capitão. A própria produção desportiva do avançado nos últimos anos tem ficado muito aquém das expectativas.
Pessoalmente, gostava de o ver despedir-se num jogo de homenagem, com a ovação merecida. Agora, não me venha o Quim, que não perde uma oportunidade para cuspir no prato onde comeu, dizer que o Nuno Gomes foi mal tratado no Benfica, porque disso acho que estamos conversados. O Nuno Gomes deve ser o jogador mais acarinhado no Benfica.

Por fim, muito de passagem, as transferências. Causa-me muita confusão como é possível que, ainda sem praticamente nenhuma saída confirmada, os jornais já dêem como certas cerca de dez contratações. Incompreensível aos meus olhos de leigo, mas um filme muitas vezes visto nestes últimos dez anos. Surgiu há dias uma notícia que diz tudo sobre a forma como o Benfica tem sido gerido. O Benfica estará a ponderar vender Miguel Vítor. Um Clube que compra Sidneis por 7 milhões desfaz-se alegremente de um dos melhores centrais saídos da formação nos últimos largos anos. Dá lugar aos Kanus vindos da 4ª divisão brasileira...
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário