O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Gostava tanto de estar optimista para a próxima época

Longe da expectativa e da ânsia de outrora, as contratações do Glorioso (e este ano são já invulgarmente muitas, mesmo tendo em conta o histórico dos últimos anos) têm-me deixado algo confuso e, até, desconcertado.

Quando vejo que estarão garantidos Artur Moraes, Bruno César, Nolito, Wass, Léo Kanu, André Almeida, Tiago Terroso, Nuno Coelho, Matic, Mora e Melgarejo, além da estupefacção de saber que perfazem uma equipa completa (11 jogadores), à partida só auspicio uma luta imediata pela titularidade imediata aos 3 primeiros. E convém lembrar que a nossa equipa B só será recuperada para o ano, na melhor das hipóteses, e teoricamente se destina a facilitar a integração dos atletas oriundos da formação no futebol sénior.

A estes há que juntar a quase totalidade do plantel que transita da última temporada (excepções confirmadas Salvio, Nuno Gomes, Coentrão, Luis Filipe, Sidnei e Airton), e ainda Urreta e Rodrigo, que provavelmente regressam após empréstimo.

Sinceramente não vejo aumento de qualidade. Pelo contrário, não trocava Coentrão ou Salvio por qualquer deles. Resta ter esperança no valor das apostas. Mas com direito a indignação por, quando tanto se fala em aliviar o nosso Clube do peso dos excedentários, nos candidatamos a ter ainda mais na próxima época.

O "aquecimento" do Benfica para a época que vem pode não ser rodeado de tanta excitação como noutros anos, mas não perdeu as tradicionais peripécias. Enzo estava garantido ou talvez não, jogadores que partem a loiça nas entrevistas a jornais, reforços a desvalorizarem o salto na carreira para depois se retractarem, jogadores respeitados dispensados de forma pouco curial.

Como se não bastasse, mantém-se a malfadada tendência para acumular jogadores de ataque e descurar que em vez disso precisávamos essencialmente de um central veloz e competente que complementasse com Luisão, um lateral esquerdo que remedie a falta de Coentrão, um lateral direito que faça concorrência a Máxi e um médio ala direito que auxilie o Javi nas transições defensivas.

Nenhum destes foi ainda contratado, apesar de tantas caras novas. E corremos o sério risco de ter uma defesa bem permeável nas eliminatórias da Champions (Luisão e Máxi na Copa América). Ninguém se apercebeu disso?

Termino com um apelo à direcção do Benfica. No meio de tanta azáfama, continuam a adiar o reforço que mais espero este defeso: a renovação com Máxi Pereira.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário