O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Esta equipa não merece a tolerância dos Benfiquistas

JJ tem muitas culpas disto, provavelmente será o cordeio oferecido em sacrifício às turbas (qual bode respiratório), mas desengane-se quem pensa ser ele o principal problema. Provavelmente até voltará a ter sucesso quando sair do Benfica. O problema não é ele, é o Benfica.
Assiste-se hoje a uma interminável irresponsabilidade em quem dirige o nosso Clube. Uma corja de chupistas tomaram-no há muito de assalto e agarraram-se que nem uma lapa ao poder.
Desculpem-me mas não fazem de mim parvo. Camacho, Fernando Santos, Quique, Chalana, Koeman, Trap, agora JJ não servem para o Benfica e a sua saída é motivo de satisfação. Mesmo que isto fosse verdade, é curioso que a culpa nunca é de quem os escolhe, deve ser de quem paga as quotas e leva para a frente a equipa.
Nunca se ouviu do chico-esperto que dirige o Clube uma palavra de arrependimento, de seriedade. Não que isso servisse para alguma coisa, no meio de tanto disparate. Mas nunca se ouviu, só se ouviu que íamos ser o colosso daí por não sei quanto tempo, que nunca mais ninguém nos vai parar, que a champions é um objectivo, que estamos num novo ciclo (já diz isto há uma década). Por ele passaram inúmeros directores desportivos, inúmeros treinadores.
Todos estavam errados, menos ele. Por isso é que o Benfica é cada vez mais um deserto à volta de Vieira.
A preparação desta época, como a de tantas outras transactas, roça o ridículo. O mesmo que está cada vez mais a abater-se sobre nós.
Restará Benfica depois de Vieira?

2 comentários:

  1. Caro Zé Amaral...

    Adeptos e Sócios, lá proque pagam Quotas e Bilhete, não tem o direito de dizer e fazer tudo o qu lhes vai na alma...Ponto1!!!

    LFV tem muita culpa em tudo o que se passa no nosso clube. Assumi-lo directamente, era, do ponto de vista político, dar um tiro em si próprio...E, sem esquecer que o seu tabalho é globalmente positivo...Ponto2!!!

    Quando se refere a chupistas, acredite, há-os bem mais cá fora, que só aparecem quando está tudo mal. O ano passado, e noutras alturas boas, andam calados...Ponto3!!!

    Voltando aos adeptos, tem muita culpa porque também têm memória curta. O ano passado tinhamos artistas, treinador, director e presidente, julgando nós que tudo era bom. Este ano, depois destes meses, o Presidente volta a ser um "merdas", o director anda calado, o treinador afinal não é assim tão bom e, pasme-se, a culpa é dos jogadores que não querem jogar. Mas que porcaria é esta?!?Não somos adultos?!?Eles não quererão ganhar?!?

    Algo se passa sim, mas tem que ser calma e coerentemente pensado, sem agitar as águas. Para isso já me basta ver nos jornais as capas de hoje, onde David Luiz é achincalhado em praça pública pelos mesmos e por adeptos que se dizem Benfiquistas...Por estar a jogar mal?!?Não. Porque joga mal e isso, na letra de todos, deve-se ao facto de querer sair...

    Como se pode por em causa o profissionalismo daquele rapaz?Ele é sempre o primeiro a chegar, a ir ter com os benfiquistas, a fazer a alegria das crianças ocm uma festa, um aperto de mão ou um beijo. Isso também faz parte do benfiquismo. Eu, quando criança, lembrava-me de ir aos treinos e ter o João Pinto, o Isaías, o nosso Rui, entre outros, ali tão perto e a sorrir para nós. Isso fez-me crescer, crescer o meu benfiquismo e, mesmo sem ganhar, são momentos insubstítuiveis e inesquecíveis...

    Só conta o resultado no fim?É verdade. Mas não há custa de alguns, muito menos daqueles que o não merecem...

    De facto, todo este alarido que se faz de fora para dentro é ridículo...É que, se reparar, os problemas existem, sem dúvida, mas nunca tem saído cá para fora!!!

    Essa é a grande vitória do Benfica dos últimos anos...

    Por isso contínuo a acreditar que tudo vai melhorar. Não sem críticar, mas através de actos pensados. Até porque a época ainda vai longa e, se estamos mal, também podemos acabar melhor, tanta é a competição em que estamos inseridos...

    Peço desculpa, mas isto é um comentário de raiva contra tudo aquilo que vejo à minha volta.

    Eu sinto que o Benfica é tão grande e tão plural que, nestas alturas, essa pluralidade é nefasta, pois cria divisão, pressão e tensão quando deveriamos falar sim, tentar agir...mas sempre com a capacidade de discernir o que é construtivo e o que é estúpidamente "suicida"...

    Abraço...

    ResponderEliminar
  2. Amigo Hugo:
    tem razão em alguns pontos, porque devia ter evitado alguns excessos na linguagem, aliás muito malcriada, que usei não só neste post como em alguns anteriores.
    Mas as críticas não as retiro. Não sei se ferem susceptibilidades mas neste momento o problema do Benfica resume-se a um problema de liderança, que depois se projecta em vários aspectos. Também não defendo eleições antecipadas, pois os sócios são soberanos e o Benfica sempre teve democracia interna.
    LFV tem feito, em minha opinião, um trabalho em geral muito negativo. Ganhar 2 campeonatos numa década, mesmo com algumas condicionantes no início há muito tem esbanjado milhões atrás de milhões, não pode orgulhar nenhum Benfiquista.
    Quanto aos jogadores, repare que neste post não os critico. É verdade que o título se lhes refere, mas o título acaba por não ter nada a ver com o que digo depois.
    Além disso, não critiquei nenhum jogador em particular, nem mesmo o JJ. Fi-lo ao conjunto perante a exibição decepcionante em Tel-Aviv.
    Disponha do blog sempre que quiser.
    Abraço

    ResponderEliminar