O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Os horizontes da mentira

BENFICA RUGBY EM OEIRAS
16 de Fevereiro de 2009
"O Presidente do SL Benfica, Luís Filipe Vieira, esteve em Oeiras para a celebração de um Contrato de Cessão de Exploração sobre o futuro Complexo Desportivo de Carnaxide. O documento foi assinado entre a Câmara Municipal de Oeiras, representada pelo Presidente, Isaltino Morais, e a Associação Sport Lisboa e Benfica de Rugby. O encontro teve lugar no dia 17 de Fevereiro, no Edifício Atrium, em Oeiras. O Benfica esteve também representado por João Ferreira Queimado e Tiago Moraes, da Associação de Rugby do SLB.
A Infra-estrutura é destinada essencialmente à prática do rugby e será localizada no Alto de Carnaxide num terreno com 7 hectares. Compreenderá um campo relvado de rugby, com dimensões oficiais para jogos internacionais, 2 campos sintéticos de rugby para treinos e desenvolvimento dos escalões de formação, 3 campos de futebol de 7 para escolinha de futebol, uma bancada para 2.000 pessoas, bar e restaurante e respectivas cabines de apoio, com balneários, cacifos e apoio administrativo.
O Complexo Desportivo tem data prevista de abertura em Setembro de 2010 e a partir dessa data a equipa de rugby sénior do Benfica, assim como os seus escalões de formação, fixarão residência em Carnaxide. Pretende-se também alargar a formação desportiva em rugby a jovens provenientes de Oeiras.



Esta infra-estrutura permitirá ao rugby do Benfica ter condições compatíveis com a grandeza do Clube e ambicionar a outro grau de competitividade em todos os escalões, de forma sustentada.
O Benfica Rugby espera ter 500 atletas entre os 8 e os 21 anos a praticar rugby num horizonte de 3 a 5 anos.
Trata-se de um contrato de Cessão de Exploração realizado entre o Município de Oeiras e a Associação SLB Rugby por um período de 20 anos contra o pagamento de uma renda anual.
A Associação SLB Rugby é uma associação sem fins lucrativos, constituída por ex-jogadores de rugby do Benfica e tem por objectivo o planeamento, organização e execução das actividades de formação desportiva na modalidade de rugby.
O Associação SLB Rugby compromete-se a: desenvolver acções de formação em rugby junto das escolas secundárias do Concelho de Oeiras; introdução, nas escolas que venham a demonstrar interesse, da modalidade de rugby no currículo escolar das mesmas; formação de monitores/treinadores de rugby que exerçam a sua actividade docente em escolas secundárias do Concelho; disponibilização das futuras infra-estruturas para actividades desportivas de natureza escolar/comunitária durante os dias de semana, até às 16h; organização de 3 acções/ano de iniciação ao rugby junto de associações de Misericórdia e/ou associações de educação de menores; disponibilização de equipas SLB Rugby em festivais organizados pela C.M.O; disponibilização de um determinado número anual de bolsas de formação a jovens carenciados do Concelho de Oeiras.
Com a celebração deste Contrato, a autarquia cumpre o objectivo de privilegiar naquele Complexo Desportivo a prática do rugby, promovendo, por um lado, a fixação do BENFICA RUGBY como equipa “residente” do referido complexo desportivo e, por outro, a criação de condições para um alargamento da formação desportiva em rugby a jovens residentes em Oeiras e, em especial, dos oriundos de escalões sociais desfavorecidos.
O futuro Complexo Desportivo de Carnaxide está em fase de preparação de concurso público para a sua construção, a qual será promovida e suportada Câmara Municipal de Oeiras.
Com efeito, o rugby é uma modalidade que, nos últimos anos, tem alcançado notoriedade acrescida em face de relevantes resultados internacionais obtidos, o que permite uma evolução, a nível da prática desportiva, em termos da quantidade de praticantes e, inerentemente, da qualidade das prestações dos mesmos".


Fonte: http://www.cm-oeiras.pt/noticias%5CPaginas/BENFICARUGBYEMOEIRAS17.aspx
Acalmem-se os que já afiavam as facas, porque o objectivo deste post não é atacar ninguém do Benfica. O que me move, desde sempre, neste blog, é a defesa do Benfica doa a quem doer. Mas não se confunda defesa do Benfica com bajulação da direcção ou de quem quer que seja, passando por cima dos erros com os quais não podemos transigir.
Vem isto a propósito do que o leitor já percebeu: anunciado com a pompa típica da propaganda política, o projecto da casa do Rugby do SLB em Oeiras nunca passou do papel e dos fátuos apertos de mão.
Como é elementar, não era ao Benfica que competia a construção do complexo, que serviria a população de Oeiras mas que seria a base do nosso Rugby, em termos que beneficiariam ambas as partes. Os meandros da vontade política são, no entanto, bem menos nobres, e privilegiam a construção dos condomínios de vivendas de luxo em detrimento de compromissos assumidos.
Nada tem isto que ver com os assuntos autárquicos de Oeiras, mas com o engano em que caíram os nossos dirigentes, que assinaram um acordo destinado a não ser cumprido.
Que medidas tomaram para desmascarar esta situação e pedir explicações a quem andou a rir-se à nossa custa? Aguardam-se respostas.
Post Scriptum: obrigado aos amigos do fórum serbenfiquista, que me permitiram tomar conhecimento destes factos.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário