O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Mais pontas-de-lança não, por favor!

Fala-se hoje que o Benfica pondera vender Cardozo, mediante uma boa proposta. A ser verdade, demonstra que não aprendemos nada com os erros do Verão. É que Cardozo é só o maior goleador da década na Luz, e talvez o melhor jogador do plantel.
Depois do rombo que foi a venda de Ramires e Di María, que deixaram a equipa órfã como está à vista de todos (sobretudo, em minha opinião, o último), trocar mais uma peça chave do plantel por uma promessa argentina equivale a dizer que esta época vai para o galheiro.
Espero que vender jogadores titulares nem passe pela cabeça dos nossos dirigentes. Se a ideia é emagrecer os custos com o plantel, então temos bom remédio, porque não faltam excedentários.

1. Moreira. É um homem da casa, e muito acarinhado pelos Benfiquistas. Mas sejamos frontais: é praticamente impossível que calce esta época, e não creio que nos seus horizontes esteja o regresso a um passado em que tanto prometia. Não precisamos de um terceiro guarda-redes.

2. Luís Filipe. O seu afastamento da equipa é, parece-me, consensual entre os Benfiquistas e nem o próprio terá grandes veleidades de jogar. Continuo sem perceber por que ainda está no Benfica, tanto mais que está a prejudicar a sua carreira.

3. César Peixoto. O mais polémico dos jogadores do Benfica, sem que eu perceba muito bem porquê. Ele sempre elogiou o Benfica e nunca tive conhecimento de alguma situação em que nos faltasse ao respeito e justificasse os assobios que o recebem na Luz. Não acredito na falta de empenho, mas de qualquer forma todo o seu empenho é, em minha opinião, insuficiente para quem não tem qualidade suficiente para o Benfica.

4. Roderick. É um jovem, completamente tapado. Devia ser emprestado para não perder mais tempo.

5. Fábio Faria. O Caxineiro não tem saído do banco e dificilmente o fará no que resta da época. Tendo apenas uma época na primeira liga, convinha que rodasse noutro emblema.

6. Felipe Menezes. Um dos (poucos) flops do ano passado. Não justificou minimamente a aposta e devia ser emprestado, se não quisermos perder o investimento feito.

7. Jara. O senhor 5,5 milhões jogou apenas 182 minutos na Liga, e o seu rendimento é paupérrimo para quem até se portou bem na pré-época. Não creio que valha o que tem mostrado, mas não tem maturidade ainda para jogar ao mais alto nível.

8. Weldon. Salvador em momentos de apuro a última época, conta seis minutos na liga. Já se viu que Jesus não conta com ele.

Não quero com isto passar um atestado de incompetência ou menoridade a estes jogadores, ou menosprezar o seu papel no Benfica. O meu objectivo é só apontar o caminho que a gestão do plantel devia seguir. Um dos problemas do Benfica é o excesso de jogadores remetidos a um papel secundário e esquecido, o que é inadmissível para quem aspira a títulos.
É impossível acertar em todas as contratações, mas a rapidez com que se remedeiam os enganos é um dos segredos para o sucesso.
Abraço

Sem comentários:

Enviar um comentário