O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Assim não dá

Infelizmente, continuamos a ver passar os comboios. Foi-se Elias, mas há Salvio e Amorim. Foi-se o Simão (para quem tivesse dúvidas, é mais um que virá numa manhã de nevoeiro), vem o Fernandez (?), há o Gaitán. Obviamente, não é a mesma coisa.
O Benfica gastou, em 3 jogadores que não constituem mais-valia no presente (Jara, Gaitán e Faria)16 milhões de euros, só na última abertura de mercado. Provavelmente, chegava e sobrava para trazer Elias para o lado direito, e Simão para o lado esquerdo.
Mas, claro, a SAD está mais ocupada em decretar boicotes patéticos do que em detectar oportunidades. Até pode ser lapso de memória, mas já não me lembro do último achado da SAD encarnada.
Podem-me falar em revoltas de balneário, voracidade da imprensa, mas ninguém me tira que no meio-campo está o grande problema do Benfica. E o que mudou no meio-campo da última época para esta? Pois é, as alas.
Assim torna-se difícil. Qualquer dia ainda decidem deslocar o Estádio da Luz para a Argentina. Se calhar acabava-se a desculpa dos "problemas de adaptação".
Enfim. Colhemos aquilo que semeamos.

2 comentários:

  1. Amigo Zé Amaral,

    Só compreendo essa sua revolta pelo facto de tanto querer que o nosso clube vença.

    Mas há argumentos que não devem ser usados. Não porque não possam ser verdadeiros, mas porque os jogadores em questão só vêem para o Benfica porque os jornais os referem. E de todos eles, apenas um ou outro foi verdade.

    Talvez Elias o tenha sido, porque foi transversal a toda a Imprensa. Mas julgo que sabe que a razão do insucesso do negócio deveu-se, antes de mais, ao facto de o clube detentor do passe querer o valor pago na totalidade e no imediato. Ora, toda a gente sabe que, hoje em dia, só mesmo os alemães e ingleses tem possibilidade de pagar a pronto.

    Como seria possível ao Benfica pagar os jogadores pela totalidade?!?Nós não somos burros meu caro, não se deixe levar por notícias e comentárioa falaciosos.

    E comparar a situação do Gaitán e Jara foi infeliz. Porque julgo estar certo que nenhum dos dois foi adquirido pagando imediatamente a totalidade das verbas. O mesmo se passou com Roberto.

    Ou seja, para os jornais é fácil falar. Não reparou já nas capas após a vitória com o Braga? Tudo do tipo, voltou a tranquilidade, está tuido bem agora e o clube está unido a tentar dar a volta à situação.

    Curioso, pois é precisamente o contrário daquilo que JJ informou na Conferência de Imprensa pós- jogo. Há intanquilidade e ansiedade que só desaparecerá com vitórias...Ou seja, houve um assumir de problemas (normais, leia-se) e um pedido de ajuda aos adeptos para não entrar em colapso...Mas a Imprensa vira o boneco e cria expectativas irreais...

    Já percebi que não quer Vieira e que está a olhar para o seu trabalho focando os aspectos negativos, e centrando-se no futebol.

    Eu, no entanto, não tenho memória curta e sei que o nosso clube é mais do que futebol. E, nesse aspecto, orgulho -me que o nosso Presidente tenha feito das nossas modalidades amadoras o que são hoje:vencedoras e capazes de encher pavilhões.

    Quanto ao futebol, temos 2 títulos com a sua liderança. Pouco, é verdade. Houve, nos últimos 20 anos, uma média de títulos por cada dez anos superior a esta?As razões são muitas, algumas delas da culpa da Direcção, outras externas (que são muito culpadas) e outras nossas, adeptos, que asim que perdemos, queremos cabeças.

    Posto isto, finalizo indicando que, mesmo que tenha razão, o momento da análise, o momento de assumir responsabilidades é no fim da época. Aí, no final, se verá o que de mau se fez, o que pode ser melhorado e, quem sabe, sem grandes mudanças, consigamos atingir novamente épocas que estão ainda na memória.

    Abraço,

    ResponderEliminar
  2. Amigo Hugo: não sou só eu que me guio pelo que diz a imprensa desportiva. Afinal, mesmo sendo verdade que o negócio se frustrou pela forma de pagamento, também é verdade que o jogador já estava para ser contratado desde há uns seis meses e nem isso conseguiram.
    Entretanto, o nosso meio-campo continua uma sombra do que foi.
    Além disso, não me sossega saber que o pagamento de elefantes brancos como Rodrigo, Roberto, Jara ou Gaitán será prolongado no tempo, porque isso significa que o Benfica está a ser gerido por jogadores de casino.
    Assim como basearam o último orçamento na suposição de que chegaríamos pelo menos aos oitavos da Champions, empenham o nosso futuro ao sabor das "pérolas" que trazem da Argentina ou de Espanha.
    Quanto à gestão Vieira, nem preciso de dizer nada mais do que o amigo já disse. Quando se desculpa erros presentes com o passado ou se vira o foco para as modalidades está tudo dito.
    Por fim, as responsabilidades pedem-se no fim, mas no fim já ninguém se lembra das tropelias que foram feitas. Alás, os adeptos pedem cabeças mas o facto de a SAD permanecer impávida e serena mostra quem põe e dispõe no Benfica.
    Abraço

    ResponderEliminar