O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ao fim de tantos milhões...

Foram 4 os jogadores até agora contratados: Fábio Faria, Franco Jara, Nicolás Gaitán e Roberto Jiménez, que nos custaram ao todo cerca de 25 milhões de euros.
A primeira surpresa começa aqui. No final do ano, pensei eu que este seria um defeso de relativa acalmia na gestão do plantel, com renovação contratual com algumas unidades importantes (entre elas Quim) e venda (por nunca menos de 35 milhões) de Di Maria, talvez outro jogador cuja cláusula de rescisão fosse coberta (pouco provável).
Afinal, o que se veio a constatar foi que não só não se privilegiou a continuidade de todos os titulares do campeonato, como a posição do SLB no mercado continuou agressiva, gastando em 4 jogadores quase tanto como em 10 que contratámos o ano passado. Como se não bastasse, notícias da imprensa dão conta que Di Maria foi vendido por um preço muito inferior à cláusula de rescisão e Coentrão pode seguir as suas pisadas.
Em primeiro lugar, ninguém obrigou Vieira e Rui Costa a prometer vender só pelas cláusulas de rescisão (menos num caso, não se sabe bem porquê e quem). Se prometeram, e não cumprem, expõem perante os sócios desonestidade, o que no caso de Vieira nem seria caso novo, pois todos nos lembramos do obscuro negócio do Simão. Caso novo ou não, seria demasiado grave sequer para ponderar uma situação destas, embora ela pareça cada vez mais iminente...
Gostaria, também, de saber que destino será dado a jogadores como Halliche, Yebda, Makukula, Éder Luís, Felipe Menezes, Jorge Ribeiro, Mantorras, Luís Filipe, Marcel, etc., jogadores que não contam e pelos quais nunca seremos ressarcidos da totalidade do que nos custaram.
Quanto à dispensa de Quim, já disse tudo o que tinha a dizer sobre este clamoroso disparate, e nada do que o novo guarda-redes fizer me fará voltar atrás com este sentimento de revolta.
Por fim, os milionários reforços. Nenhum deles, curiosamente à excepção de Roberto, vem para entrar "de caras" no onze titular. Faria será, na melhor das hipóteses, o quarto central (partindo do princípio de que Miguel Vítor será emprestado). Jara vem juntar-se aos 5 pontas-de-lança de que já dispomos (e nem contabilizo o Éder Luís ou o Mantorras), e nunca ensombraria a dupla Saviola-Cardozo. Gaitán, bem, Gaitán ainda ninguém soube explicar onde vai jogar, e não estou a vê-lo tirar o lugar aos titulares do ano passado.
Dezenas de milhões depois, será que alguém pode afirmar com segurança ter havido um aumento de qualidade no plantel proporcional às quantias gastas?
Abraço

2 comentários:

  1. Epá...relaxa...sofres em demasiado por antecipação!

    ResponderEliminar
  2. Bem queria relaxar. Mas não gosto que enterrem o futuro do nosso Clube. Espero que o futuro demonstre que estava completamente errado

    ResponderEliminar