
domingo, 30 de janeiro de 2011
No reino das aves, a Águia levou a melhor

sábado, 29 de janeiro de 2011
Vitórias em várias frentes

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
Desperdício passa sem castigo

domingo, 23 de janeiro de 2011
Benfica campeão júnior de atletismo
Artigo
No sector masculino, o Benfica somou 219 pontos, contra 67,5 do GA Fátima e 66 da Juventude Vidigalense. No feminino, o Benfica chegou aos 246,5 pontos, contra 85 do Sporting e 75,5 da Juventude Vidigalense.
As formações masculina e feminina do Benfica sagraram-se hoje, em Pombal, campeãs nacionais de juniores em pista coberta com vantagens que chegaram ao triplo dos pontos somados pelas equipas segundas classificadas.
No sector masculino, o Benfica somou 219 pontos, contra 67,5 do GA Fátima e 66 da Juventude Vidigalense. No feminino, o Benfica chegou aos 246,5 pontos, contra 85 do Sporting e 75,5 da Juventude Vidigalense.
Na jornada de hoje, há a registar a queda do recorde nacional júnior de 4x200 metros, através da equipa do Benfica, que gastou 1.45,03 minutos, menos 73 centésimos que uma outra equipa do mesmo clube, há um ano.
São ainda de destacar as marcas de Carlos Nascimento nos 200 metros (22,17 segundos), de Rui Pinto nos 3000 metros (8.26,71), de Samuel Remédios nos 60 metros barreiras – barreiras de 1 metro - (8,15), de Tiago Boucela e Ricardo Mendes na altura (2,00 metros), do búlgaro Tsanko Amaudov no peso de 6 kg (17,46) e, no sector feminino, de Eva Vital nos 60 metros barreiras (8,72), de Marta Pen nos 800 metros (2.15,67) e da nigeriana Shaina Mags no triplo (12,07).»
Fonte: sapodesporto.pt
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
Benfica das novas oportunidades deixou a desejar

domingo, 16 de janeiro de 2011
Querem-me matar do coração. Irra!

AAC/OAF 0-1 SLB Tanto sofrimento desnecessário, tanta hesitação, tanta trapalhice é de arrasar o sistema nervoso a uma pessoa. Foi um Benfica quase irreconhecível o que se apresentou hoje em Coimbra.
A forma como começámos a partida não deixava antever as dificuldades que nos esperavam, porque desde cedo imprimimos um ritmo forte, à imagem do que sucedeu nos derradeiros jogos. A Académica via-se forçada a recorrer à falta para nos travar, como fez durante todo o encontro.
Justamente de uma das faltas assinaladas pelo árbitro surgiu o nosso primeiro e último golo. Diga-se desde já que foi um golo mal validado, pois SAVIOLA transvia em posição irregular o livre cobrado por Cardozo. A partir deste momento, a nossa produção decresceu, mas o Benfica da primeira parte foi ainda uma equipa que sabia trocar bem e segurar a bola, e só não ampliou a vantagem por má fortuna e pela noite desastrada na finalização e no último passe.
Num dos lances do nosso ataque pareceu-me inclusive que Coentrão - o melhor em campo - foi derrubado dentro da área, mas o árbitro mostrou-lhe cartão amarelo por uma simulação que não existiu. Logo de seguida, o momento tenebroso do jogo. Pape Sow, "jogador" da Académica tem uma entrada assassina sobre Cardozo, pontapeando violentamente no peito durante uma disputa de bola. Para meu espanto, esta expulsão, mais do que justa, foi criticada pelos comentadores Sport tv, "por não haver intencionalidade". Fiquei então a saber que contra o Benfica vale tudo, até arrancar cabeças, desde que não haja intencionalidade. Só faltava pedirem a expulsão do Cardozo, o malandro, levou um pontapé em cheio.
Quem pensaria que, em superioridade numérica, teríamos todas as condições de avançar para uma vitória sólida, com ascendente exibicional sobre o adversário, enganou-se. A segunda parte foi do mais paupérrimo que me lembro do Benfica de Jesus, e os únicos factos relevantes que merecem referência são mesmo uma bola no poste por cabeceamento do Luisão, um penálti claro por mão na área de um jogador academista a que o árbitro fez vista grossa e o número quase obsceno de cantos que foram mal aproveitados.
Enfim, nervos a mais e futebol a menos. Para a próxima jornada, David Luiz e Coentrão vão estar indisponíveis, o que significa que o lado esquerdo da defesa sofrerá remodelação total. Esta noite salvou-se a vitória, mas no futuro poderemos não ser bafejados pela sorte. Que os erros cometidos sirvam de aviso.
Abraço
Por um ponto se traz uma taça...
Podemos achar que este plantel não é tão completo como em épocas anteriores, e duvidar da qualidade dos americanos que foram contratados, mas uma coisa ninguém duvide: esta equipa tem muito coração, e os anos que vão pesando têm sido compensados com entrega e suor.
Hoje voltaram a orgulhar-nos. Força Campeões!
quarta-feira, 12 de janeiro de 2011
Benfica de mão cheia

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
Muito mais importante do que futebol
O atleta da Escola de Benfica de Chaves Igor Silva precisa de um transplante de medula óssea. No dia 30 de Janeiro, entre as 10 e as 16 horas, vai decorrer uma recolha de amostras de sangue nos Bombeiros Voluntários Flavienses.
Igor Silva tem 7 anos e precisa da sua ajuda. Recorde-se que podem ser dadores as pessoas com um peso superior a 50 Kg e com idade compreendida entre os 18 e 45 anos".
Fonte: slbenfica.pt
domingo, 9 de janeiro de 2011
Goleada aos soluços

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011
quarta-feira, 5 de janeiro de 2011
Águas mansas neste Janeiro
Tudo o que dispensamos neste momento é de alarido à volta dos jogadores, a hora é de contar espingardas, porque temos equipa para dar boa resposta aos desafios que estão pela frente.
Na situação financeira delicada em que estamos, precisamos de investir menos, quer queiramos quer não. Mas precisamos também de investir bem, pois muitas vezes o barato sai caro, e vice-versa. Não podemos continuar eternamente a apostar na próxima promessa dos sub-20 de um país da América do Sul. Não que esses jogadores não possam ter qualidade, mas quando se gasta 5,5 milhões, como no caso do Jara, ou 8,5 milhões, como no caso do Gaitán, convém ter a certeza de que esse dinheiro terá retorno desportivo imediato.
Ninguém de bom senso gasta agora 6 milhões num júnior do Real Madrid, por mais talentoso que seja, à espera que daqui por uns 3 ou 4 anos comece a dar frutos. Se é para gastar agora e esperar por proveitos futuros e altamente incertos, temos a formação, que já deu alguns jogadores que cabiam na nossa equipa e que desperdiçámos (lembro-me de repente do Sílvio e do João Pereira).
Faz-me confusão como é possível que nem os melhores jogadores da formação seguremos. Ainda este ano saíram em definitivo o Adul e o Danilo Pereira. Por um lado, compreendo os jogadores, pois o que se lhes depara quando completam os escalões jovens é um muro de betão: o tempo em que andavam emprestados e regressavam à base (como aconteceu com o nosso actual director desportivo) acabou. Agora, rescindem e, com sorte, acabam num clube da primeira divisão.
Podem-me acusar de pessimismo, mas é assim que tem acontecido, e é assim que vai continuar a acontecer enquanto não mudarmos de filosofia. Não faz sentido um Clube como o nosso pedir emprestados jogadores a outros emblemas, assim como é insensato contratar o Gaitán, do outro lado do Atlântico, e pedir-lhe que assuma o papel que Di María desempenhou no magnífico ano em que encantou a Luz (à terceira época de Benfica).
Faz sentido, por exemplo, contratar um jogador como o Carlos Martins, de quem já sabíamos o que contar e o seu percurso até chegar ao Benfica. Faz sentido manter a base da equipa e segurar os melhores jogadores por alguns anos.
Mais do que alegrias, o Benfica precisa de referências, jogadores que não estejam no Benfica a pensar na hora de embarque para uma capital mais atractiva da Europa. Jogadores que sintam o peso da camisola. Se não, nem Jesus faz milagres.
Abraço
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Benfica: gigante também no facebook
O Benfica, aliás, já assumiu o objectivo de chegar aos 350 mil fãs, tendo colocado no seu perfil uma grande foto de Aimar com a mensagem: “Somos quase 350.000 fãs”.O PÚBLICO pesquisou páginas dos 16 clubes da I Liga de futebol, concluindo que, no Facebook, a Académica é o quarto “grande”, tendo quase 18 mil mensagens “gosto”. Logo a seguir surgem o Vitória de Guimarães (11.152) e o Vitória de Setúbal (9088).O grande ausente é o Sporting de Braga, que não tem qualquer página oficial. Existem alguns perfis criados por adeptos, que, no entanto, não juntam mais de 1600 seguidores. Um assessor do clube confirmou que o emblema bracarense não tem página oficial nesta rede social, “nem está previsto” que venha a ter.No Facebook, os clubes disponibilizam informação da “vida” de cada um: resultados, promoções, calendarização de jogos, fotografias, com cada tópico a merecer comentários dos “fãs".»
Fonte: desporto/publico.pt
A página oficial das Águias no facebook pode ser consultada em: http://www.facebook.com/SportLisboaBenfica
Abraço
domingo, 2 de janeiro de 2011
Entrar em 2011 com a direita

SLB 2-0 Clube Sport Marítimo Foi assim mesmo que o Glorioso entrou no novo ano: com o pé direito. Depois de um começo de jogo incaracterístico, em que a falta de ritmo de todos os jogadores em campo se fez sentir, resultante de uma paragem longa que deixou o mais desinteressado adepto do Benfica à beira de um estado de nervos, foi o pé direito redentor de Salvio que abriu caminho à vitória.
Não foi um jogo brilhante, mas foi um bom jogo dentro das condicionantes que existiam: equipa muito renovada, intervalo competitivo prolongado antes do jogo, até uma Luz mais despida do que é habitual. Fomos crescendo à medida do passar do tempo, até que um remate colocado de SALVIO, num lance que parecia inofensivo, aos 23', começou a fazer a diferença. Grande golo do argentino, em relação ao qual aproveito para me retractar: não é claramente um jogador medíocre, como mais do que uma vez afirmei, embora tenha dúvidas de que valha os 10 milhões que a sua contratação nos custaria.
Destaque ainda para um jogador que transpirou entrega em todo o jogo: Carlos Martins, nem sempre acertou, mas dele partiram várias das melhores jogadas do SLB. Também dele partiu a jogada do segundo golo, pouco depois. Livre cobrado superiormente, Gaitán aproveita o ressalto e serve SAVIOLA, o coelho incansável, para o segundo golo da noite.
No segundo tempo, o jogo decaiu de qualidade e as oportunidades que o meio-campo foi construindo, em contra-ataque, não foram finalizadas com lucidez na grande área contrária. O Marítimo podia até ter aproveitado alguns deslizes que a nossa defesa ainda tem, mas valeu que também os seus avançados não estavam nos seus dias.
Apesar de nenhum deles ter deslumbrado, os segundas linhas que foram aposta, alguns estreantes esta época em jogos oficiais, não comprometeram e alguns (Jara e Airton) tiveram até pormenores interessantes. Em relação a eles é preciso dar tempo ao tempo, mas tempo é coisa que não abunda no SLB, ainda para mais nesta fase. Seria bom que a SAD tomasse consciência dos erros que cometeu e que não voltássemos a entrar numa época com tanta cara nova e tanta gente para integrar no futebol europeu. Este "pormaior" fez, e muito, a diferença na etapa inicial da época.
O último destaque reservo-o para o primeiro centenário do blog, que hoje se assinala. Um ano que podia ser um século, tantas foram as coisas boas e más que vivemos. 1824 visualizações de páginas e 147 mensagens depois, com altos mas também baixos, o balanço é claramente positivo.
Um sincero e descomunal obrigado a quem me tem acompanhado.
Abraço