O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 30 de maio de 2010

Os nossos campeões

1. Quim, o injustiçado

Nome Completo: Joaquim Manuel Sampaio Silva
Posição: Guarda-Redes
Data de Nascimento: 13-11-1975
Altura (Mt): 1.82
Peso (Kg): 80
Nacionalidade: Portuguesa

Jogos
Jogos Realizados
30
Jogos Completos 29
Tempo Jogado Total 2804
Tempo Jogado Médio Jogo 93
Jogos a Titular 30

Quim é dos jogadores que mais aprecio no meu SLB. Foi de uma importância tremenda ao longo da época, e não me ensombram grandes dúvidas quando o considero o melhor guarda-redes desta época nas equipas portuguesas. Não escondo a minha admiração por este jogador, que é de longe o mais fiável do plantel, mas que parece marcado pelo destino.
Apesar do estatuto indiscutível (provado pela sua utilização em todos os jogos da Liga, que o torna o único encarnado "totalista") foi afastado da selecção nacional sem qualquer razão válida, mas o cúmulo da injustiça ainda estaria para vir, pela forma mais infeliz e irresponsável possível, pela voz do seu técnico.
Estamos a falar de um dos jogadores mais experientes e carismáticos da equipa, que conhece bem a mística do SLB, e que aos 34 anos está longe de acabado. A sua dispensa constitui um forte rombo nas nossas aspirações e no orgulho da nação encarnada, ele que merecia tudo menos terminar a ligação ao Clube desta forma indigna e inadmissível.
Obrigado, e até sempre, Quim.



18. Fábio, a revelação
Nome Completo: Fábio Alexandre Silva Coentrão
Posição: Defesa Lateral Esquerdo
Data de Nascimento: 11-03-1988
Altura (Mt): 1.79
Peso (Kg): 66
Nacionalidade: Portuguesa



Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 16
Tempo Jogado Total 1924
Tempo Jogado Médio Jogo 74
Jogos a Titular 18

Inicialmente reputado como o patinho feio da equipa, pela pouco conseguida anterior passagem pela Luz e por estar "tapado" no lugar que lhe parecia reservado, Fábio Coentrão soube aproveitar a oportunidade que JJ lhe deu na posição mais recuada do flanco esquerdo, a ponto de ser o único Benfiquista convocado para o Mundial da África do Sul.
Se as previsões apontavam para a titularidade descansada de Peixoto como lateral esquerdo, as exibições periclitantes e as lesões deste atiraram o "Figo das Caxinas" directamente para os holofotes da Luz, e o miúdo portou-se à altura.
As investidas estonteantes e as assistências precisas, que já lhe eram conhecidos, aliaram-se a uma boa capacidade de recuperação, e JJ já lhe augura um futuro radioso nas suas novas funções.
Que assim seja, e que faça um excelente Mundial.



4. Luisão, o patrão

Nome Completo: Anderson Luís da Silva
Posição: Defesa Central
Data de Nascimento: 13-02-1981
Altura (Mt): 1.93
Peso (Kg): 92
Nacionalidade: Brasileira


Jogos
Jogos Realizados
28
Jogos Completos 28
Tempo Jogado Total 2669
Tempo Jogado Médio Jogo 95
Jogos a Titular 28
Golos 4

Líder por natureza, dominador das alturas e voz da experiência nas alturas mais críticas, Luisão teve na sua sexta época ao serviço do SLB aquela em que mais se destacou pela sua segurança defensiva.
Traído pela sua fisionomia quando o jogo exige uma maior velocidade (o que levou até Maradona a apodá-lo como "jogador de básquete"), a verdade é que o Luisão é uma das peças imprescindíveis da nossa equipa, pela experiência acumulada e por conhecer os segredos da sua posição como ninguém, razão pela qual alinhará pelo escrete no Mundial.
Além de bem defender, a sua garra e frieza revela-se nos momentos de maior tensão, como provam os golos apontados em jogos decisivos e que já nos valeram títulos.



23. David Luiz, a alma
Nome Completo: David Luiz Moreira Marinho
Posição: Defesa Central
Data de Nascimento: 22-04-1987
Altura (Mt): 1.88
Peso (Kg): 84
Nacionalidade: Brasileira

Jogos
Jogos Realizados
29
Jogos Completos 29
Tempo Jogado Total 2769
Tempo Jogado Médio Jogo 95
Jogos a Titular 29
Golos 2



Central de eleição, com potencial para ser dentro em breve um dos melhores do Mundo, senhor de uma classe ímpar e genuíno amor ao SLB. Trata-se de um jovem que, após uma época de autêntico exílio futebolístico, recuperou a auto-estima e demonstrou ao mais céptico que a sua verdadeira posição é a de central.
Soube resistir às campanhas mediáticas que visavam desestabilizá-lo e poucas foram as vezes em que a sua inconfundível agressividade ultrapassou as regras. Podendo embora não gerir ainda da melhor forma os seus avanços no terreno, este central distingue-se pela sua capacidade técnica invulgar e por uma rapidez que complementa da melhor forma o seu companheiro do eixo da defesa.
Em boa hora a sua cláusula de rescisão foi fixada nos 50 milhões. Este rapaz vale tudo o que derem por ele.




14. Maxi, a raça
Nome Completo: Victorio Maximiliano Pereira Páez
Posição: Defesa Lateral Direito
Data de Nascimento: 08-06-1984
Altura (Mt): 1.73
Peso (Kg): 71
Nacionalidade: Uruguaia


Jogos
Jogos Realizados
25
Jogos Completos 19
Tempo Jogado Total 2067
Tempo Jogado Médio Jogo 82
Jogos a Titular 21
Golos 2

Dono de uma raça e uma garra quase canina, SuperMaxi viveu nesta época o seu auge com a nossa camisola, depois da adaptação há dois anos e da afirmação o ano passado. Um Campeão não pode viver só de artistas, mas também de operários que não hesitem em sacrificar-se pelo colectivo, e o uruguaio encarna esse espírito na perfeição.
Mais um jogador que tem presença marcada no Mundial, homem simples que mantém com os nossos exigentes adeptos uma relação só ao alcance daqueles que encharcam de suor a nossa bela camisola.





6. Javi, o fiel da balança
Nome Completo: Francisco Javier García Fernández
Posição: Médio Defensivo
Data de Nascimento: 08-02-1987
Altura (Mt): 1.87
Peso (Kg): 80
Nacionalidade: Espanhola

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 21
Tempo Jogado Total 2350
Tempo Jogado Médio Jogo 90
Jogos a Titular 26
Golos 3



Pouco importado com a troça dos nossos rivais, que viam nele um novo e ainda mais caro Balboa, Javi não demorou a calá-los e a demonstrar ser uma aposta certeira do nosso departamento de futebol.
Após várias épocas em que nos faltou um n.º 6 completo, que comandasse as transições defensivas e ofensivas da equipa, e algumas em que levámos com dois jogadores à frente da defesa, Javi soube fazer sozinho o trabalho de ser o primeiro auxiliar dos centrais e lançar os movimentos ofensivos, sem se desposicionar.
A ele devemos o equilíbrio e o rigor que tivemos no meio campo, e a sua juventude não significa imaturidade, pois é um jogador evoluído e que sabe fazer um jogo inteligente.
Declarou recentemente que bendiz a hora em que saiu do Real Madrid. Também nós!





20. Di Maria, o anjo
Nome Completo: Angel Fabián Di María
Posição: Médio Ala Esquerdo
Data de Nascimento: 14-02-1988
Altura (Mt): 1.80
Peso (Kg): 75
Nacionalidade: Argentina

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 22
Tempo Jogado Total 2368
Tempo Jogado Médio Jogo 91
Jogos a Titular 26
Golos 5



Anjo dos Benfiquistas, demónio dos adversários, força da natureza que finalmente, após dois anos de promessa adiada, flamejou nos relvados portugueses.
As suas fintas mirabolantes, passes soberbos, correrias imparáveis e golos do outro mundo são a alegria dos Benfiquistas e, sobretudo, dos amantes do bom futebol.
A sua saída para um campeonato mais forte é uma inevitabilidade há muito anunciada, mas não podemos abdicar dos 40 milhões estipulados na cláusula de rescisão. Trata-se de um jogador fabuloso, de qualidades raríssimas, idolatrado pelo próprio Maradona, que fez questão de anunciar a sua titularidade no Mundial e de lhe atribuír a camisola n.º 7, logo, valiosíssimo.
Tem tudo para ser uma das superestrelas do desporto rei a breve trecho, e só o não é já porque só agora apanhou alguém que lhe dá confiança e explora as suas capacidades. Di Maria não é deste mundo.


8. Ramires, o queniano

Nome Completo: Ramires Santos do Nascimento
Posição: Médio Ala Direito
Data de Nascimento: 24-03-1987
Altura (Mt): 1.80
Peso (Kg): 73
Nacionalidade: Brasileira

Jogos
Jogos Realizados
26
Jogos Completos 16
Tempo Jogado Total 2045
Tempo Jogado Médio Jogo 78
Jogos a Titular 23
Golos 4

Lutador incansável, médio de uma disponibilidade e um pulmão inesgotáveis, foi um dos insubstituíveis de JJ. Dotado de boa técnica, este jogador vinha rotulado de craque (já jogava pela canarinha) e fez jus à reputação, apesar de vir sem férias do Brasil, onde acabara de disputar a Copa Libertadores pelo Cruzeiro de Belo Horizonte e estava em pleno campeonato.
Como se não bastasse, a preparação desta época foi prejudicada pela participação na Taça das Confederações pelo Brasil, em que exibiu uma forma fulgurante e foi uma das pedras que conduziram a sua selecção à conquista do torneio.
Ficou, aliás, famosa a carta que o presidente do seu anterior clube, o Cruzeiro, escreveu aos adeptos, justificando a venda de uma das pérolas do campeonato brasileiro.
É certo que foi uma das aquisições mais dispendiosas, mas o investimento terá retorno e duvido que seria possível o negócio caso tivéssemos esperado mais um mês, pela Taça das Confederações. Ramires foi utilíssimo ao longo da época e respondeu sempre que chamado a desempenhar diferentes papéis. Se não tivesse havido um Ramires, quase omnipresente no nosso meio campo a equilibrar a equipa, não teria sido possível a liberdade táctica do Di Maria, e o nosso jogo perderia cérebro e imprevisibilidade.





10. Aimar, el mago

Nome Completo: Pablo César Aimar Giordano
Posição: Médio Ofensivo
Data de Nascimento: 03-11-1979
Altura (Mt): 1.69
Peso (Kg): 65
Nacionalidade: Argentina


Jogos
Jogos Realizados
25
Jogos Completos 4
Tempo Jogado Total 1751
Tempo Jogado Médio Jogo 70
Jogos a Titular 21
Golos 4

Artista do mais fino recorte técnico, o suave perfume do seu futebol encheu de magia o campo sempre que esteve inspirado e das suas botas nasceram alguns dos lances memoráveis da liga. Aimar soube pegar na batuta para organizar o nosso jogo ofensivo, confirmando o seu renascimento para o futebol. Tem uma relação única com a bola, que ofusca a sua fragilidade física, e que por si só justifica o preço do bilhete.
Aimar é sinónimo de arte, e temos de agradecer a Rui Costa por ter sabido escolher o seu sucessor. Enquanto continuar no SLB, podemos estar certos que nos deliciaremos com passes primorosos, toques habilidosos, tudo ao ritmo de um tango gracioso.


30. Saviola, el conejo


Nome Completo: Javier Pedro Saviola
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 11-12-1981
Altura (Mt): 1.69
Peso (Kg): 67
Nacionalidade: Argentina







Jogos
Jogos Realizados
27
Jogos Completos 6
Tempo Jogado Total 2149
Tempo Jogado Médio Jogo 79
Jogos a Titular 26
Golos 11

Coelho tirado da cartola no último defeso, para muitos o mais decisivo da liga, jogador de um cartel invejável mas que não perdeu a humildade de um menino do futebol de rua. Os anos de degredo futebolístico no Real mais não foram do que um atentado ao futebol. Tem uma parceria perfeita com Pablo Aimar, com uma sincronia digna de uns gémeos, e que os adeptos do River já conheciam bem.
Sendo embora bastante baixo para um atacante, quase o fazendo passar despercebido e ignorado pelos centrais adversários, vale todos os seus centímetros em qualidade de futebol, tem um drible e capacidade de desmarcação temíveis e os seus recuos posicionais reforçam a luta a meio campo, pressionam a defesa e permitem unir a equipa e fluir o jogo.
Faz, em rigor, duas posições: a de último homem a meio campo e primeiro homem no ataque, onde supre de forma admirável as lacunas do outro avançado, Cardozo, pela sua mobilidade e imprevisibilidade. A sua letalidade fez-se sentir de novo, e desbloqueou impasses em jogos absolutamente cruciais. Se fosse possível estabelecer uma correlação entre os golos e a atribuição de pontos, decerto os de Saviola se reflectiriam na tabela classificativa.

7. Cardozo, o perigoso
Nome Completo: Óscar René Cardozo Marin
Posição: Avançado
Data de Nascimento: 20-05-1983
Altura (Mt): 1.92
Peso (Kg): 91
Nacionalidade: Paraguaia



Jogos
Jogos Realizados
29
Jogos Completos 22
Tempo Jogado Total 2545
Tempo Jogado Médio Jogo 87
Jogos a Titular 28
Golos 26

Bola de prata da nossa liga, com um remate de pé esquerdo absolutamente fulminante, Cardozo não pára de demonstrar a sua tremenda veia goleadora na liga, para desencanto de muitos que viam nele apenas um poste caro e tosco. Segunda época em que ultrapassou a fasquia dos vinte golos em jogos oficiais (só não foram 3 porque o Quique o sentou no banco), mas que finalmente o coroou rei dos goleadores.
Embora quase nulo no jogo aéreo e com um pé direito que pouco mais serve do que para entrar no autocarro, Cardozo compensa as suas limitações técnicas e a sua lentidão com um remate de pé esquerdo exímio e potente, que rende golos, muitos golos.
Cardozo é um jogador trabalhador, que disputa os lances no limite e que é capaz de se sacrificar e jogar lesionado em alturas cruciais da época, como no final deste campeonato, inclusive pondo em risco a sua aptidão para jogar o campeonato do mundo pela sua selecção, o Paraguai.
Já manifestou vontade de saír para outro campeonato, mas não podemos abdicar deste activo de mão beijada. Para se ter uma ideia do seu cartão de visita eis o quadro do seu percurso em Portugal:


Jogos(golos) A. Liga Sagres -- B. Champions -- C. Taça UEFA/Liga Europa -- D. Taças Nacionais -- E. Total
2007/2008 A. 29 (13) -- B. 8 (3) -- C. 3 (1) -- D. 5 (5) -- E. 45 (22)
2008/2009 A. 26 (17) -- B. 0 (0) -- C. 3 (0) -- D. 5 (0) -- E.35 (17)
2009/2010 A. 28 (26) -- B. 0 (0) -- C. 12 (10) -- D.6 (3) -- E.46 (39)
Total A. 85 (75) -- B. 8 (3) -- C. 18 (11) -- D. 9 (5) -- E. 123 (72)





Este resumo é apenas uma pequena homenagem aos homens que dentro das quatro linhas fizeram o nosso SLB uma equipa campeã. Preferi referir-me somente à equipa-tipo do ano que findou, ao onze base definido por JJ e que levou o Clube ao êxito. Podia referir jogadores igualmente fundamentais, tais como Amorim, Martins, Weldon, entre tantos outros, mas que não tiveram uma titularidade regular. Para eles também o meu agradecimento.
Abraço

domingo, 23 de maio de 2010

Toca a votar no Eusébio

A Eurosport está a organizar uma sondagem para apurar qual o melhor avançado da história dos mundiais, e o nosso Pantera Negra figura entre os candidatos.
Neste momento, vai em segundo lugar na votação, por isso, toca a votar Eusébio!

Vote na página da Eurosport:

Eurosport.yahoo.com

Poll

Who is the greatest striker in World Cup history?

Answer
Abraço

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Luz no top 10 europeu

«O Benfica terminou a época 2009/2010 no "top-10" das equipas europeias que mais adeptos levaram aos estádios de futebol, de acordo com um estudo desenvolvido pelo Instituto Português de Administração de Marketing (IPAM).

O estudo, que engloba 544 clubes de 36 ligas principais do Velho Continente, coloca o Estádio da Luz na 10.ª posição do "ranking", com uma média de assistências de 50 033 espectadores nos 15 jogos da Liga portuguesa de futebol desta temporada.

A lista dos 80 clubes com melhor média de assistência é liderada pelo Camp Nou, bicampeão espanhol FC Barcelona, com 78 000 espectadores por jogo, logo seguido pelos alemães do Borussia de Dortmund (77 248).

No terceiro posto, surge o Real Madrid (75 133), à frente dos ingleses do Manchester United (74 864) e dos alemães do Bayern de Munique (69 000), que completam os cinco clubes europeus com melhor assistência.

Quanto aos outros dois "grandes" do futebol português, o FC Porto ficou no 43.º lugar, com 33 464 espectadores, enquanto a má época do Sporting atirou-o para a 63.ª posição, menos de metade (24 606) dos campeões nacionais.

A média de assistência em jogos do Sporting ficou mesmo abaixo do número de "gamebox" (lugares de época) vendidos na última temporada, sensivelmente 24 500.

No que diz respeito ao "ranking" das médias de assistências por país, a Liga portuguesa aparece, igualmente, no último lugar do "top-10" europeu, com 10 901 espectadores por partida, muito distante da líder Alemanha, que conseguiu uma média de 42 500.

Seguem-se Inglaterra (34 151), Espanha (28 322), Itália (24 492) e França (19 775).

Quanto ao "ranking" nacional da época 2009-2010, o Benfica lidera com 50 033 espectadores por jogo, seguindo o FC Porto (33 464) e o Sporting (24 606), enquanto o Vitória de Guimarães, quarto colocado, com 15 884, acabou por suplantar o rival minhoto Sporting de Braga, quinto, com 14 274.

De resto, a assistência dos três grandes corresponde a 62 por cento do total de espectadores que assistiram aos jogos dos 16 clubes da Liga portuguesa 2009-2010.

"Ranking" da média de assistências por clubes:
1. FC Barcelona (Esp) 78 000 espetadores
2. Borussia Dortmund (Ale) 77 248
3. Real Madrid (Esp) 75 133
4. Manchester United (Ing) 74 864
5. Bayern de Munique (Ale) 69 000
6. Schalke 04 (Ale) 61 327
7. Arsenal (Ing) 59 927
8. Hamburgo (Ale) 55 240
9. Inter de Milão (Ita) 55 149
10. BENFICA (Por) 50 033
43. FC PORTO (Por) 33 464
63. SPORTING 24 606

"Ranking" da média de assistências por países:
1. Alemanha 78 000 espectadores
2. Inglaterra 77 248
3. Espanha 75 133
4. Itália 74 864
5. França 69 000
6. Holanda 61 327
7. Escócia 59 927
8. Rússia 55 240
9. Bélgica 55 149
10. Portugal 50 033

"Ranking" da média de assistências da Liga portuguesa:
1. Benfica 50 033 espectadores
2. FC Porto 33 464
3. Sporting 24 606
4. Vitória de Guimarães 15 884
5. Sporting de Braga 14 274
6. Académica 4 960
7. Vitória de Setúbal 4 407
8. Olhanense 4 363
9. Leixões 3 644
10. Marítimo 3 490
11. União de Leiria 3 481
12. Belenenses 3 377
13. Rio Ave 2 593
14. Naval 1.º de Maio 2 092
15. Nacional da Madeira 2 092
16. Paços de Ferreira 1 659»

Fonte: sapodesporto

Na Luz, como em todo o Portugal, as assistências são muito ditadas pela performance momentânea das equipas, e, apesar do esforço de promoção dos nossos jogos, parece-me que esta recuperação espectacular de um período de acentuado decréscimo do número de espectadores deve-se sobretudo à exuberante e vitoriosa caminhada para o título nacional.
Mas não deixa de ser notável que em tempos de tão graves problemas económicos e perda de poder de compra dos portuguesas uma equipa portuguesa (quem mais senão o SLB...) consiga agregar um número de apoiantes que só alguns tubarões europeus podem superar.
Parabéns a quem se sujeitou a sacrifícios para fazer da Luz um dos grandes palcos do futebol europeu e, além disso, do SLB campeão.
Abraço

domingo, 16 de maio de 2010

Pés assentes no chão













Nos últimos 6 anos, não conseguimos ganhar uma única Taça de Portugal. Nesse período, um dos nossos principais competidores ganhou 2 taças, e o outro ganhou 3. Em praticamente todas estas edições, fomos eliminados numa fase prematura da competição, por equipas claramente menos cotadas.
Vem isto a propósito das declarações - certamente a quente - dos nossos responsáveis de que vamos conquistar a Europa, já somos imparáveis, etc. É bom que ninguém se esqueça, por mais que custe, de que ganhámos um campeonato e zero taças nos últimos cinco anos, ou seja, estamos muito longe de ter um ascendente no futebol nacional que nos permita sonhar com altos voos.
Não precisamos de embandeirar em arco, entrar em euforias (que mau resultado deram no passado) e tentar aventuras europeias, para as quais claramente não estamos ainda preparados.
Não vale a pena esconder que uma boa figura na Champions será fundamental, quer para reabilitar o prestígio extramuros, quer para as nossas finanças. Mas esse NUNCA poderá ser o grande objectivo do próximo ano. O foco deverá forçosamente recair na Supertaça, Campeonato nacional e Taça de Portugal.
É isto que eu pretendo para o SLB, agora que temos uma oportunidade única de reaver a nossa preponderância no futebol português, o que não pode acontecer graças a um campeonato isolado, mas a conquistas assíduas.
Só se conseguirmos uma liderança consolidada - e o próximo campeonato será ainda mais difícil do que este - poderemos então centrar-nos na Europa mas não agora.
Não me esqueço do que aconteceu em 2005/06: também tínhamos sido campeões no ano anterior, lançámo-nos numa campanha na Champions francamente positiva mas que ficou ofuscada pelo descalabro nas competições internas.
Só poderemos triunfar com os pés firmes no chão e cabecinha no lugar. É bom que os nossos dirigentes saibam refrear as euforias - em vez de as alimentarem - e tenham as suas prioridades bem alinhadas...
Abraço

Gostava de saber...

Como uns quantos idiotas podem prejudicar o nosso Clube e dar uma imagem errada do SLB ao responder da pior maneira às provocações e aos desacatos de que fomos vítimas na deslocação ao Porto. Ou como é possível com tanto policiamento permitirem o apedrejamento de veículos...
Abraço

segunda-feira, 10 de maio de 2010

O "day after" do título (reflexões)


Terminada a temporada oficial da nossa equipa, urge fazer um balanço dos aspectos positivos e negativos do futebol do SLB. Felizmente, e como o demonstra a conquista de dois títulos oficiais, entre eles o de campeão nacional, foram mais os primeiros que os segundos. Não vou entrar em apreciações técnico-tácticas ou físicas, mas das políticas de contratações e de comunicação.

1.Política de contratações (e dispensas): é verdade que quando o treinador é competente (como JJ) é mais fácil os jogadores aproximarem o seu rendimento do seu real valor, mas creio ser sentimento unânime que esta época assistimos a um grau de aproveitamento nas nossas aquisições que há muito a Luz não conhecia.
Se muitos esfregavam as mãos pela saída de grandes nomes como Suazo, Reyes e Katsouranis (especialmente estes dois), deixaram de o fazer graças à vinda de Saviola e Weldon, Ramires, Javi e Airton, que multiplicaram o investimento feito.
Isto deve-se, sem dúvida, ao nosso departamento de futebol, que soube direccionar a aposta para jogadores jovens ou acessíveis, de pouco currículo e de campeonatos competitivos. Outro ponto importante foi o abandono (com uma excepção) dos empréstimos, que promovem a instabilidade no plantel e, a meu ver, não trazem mais-valias financeiras ou desportivas a um clube como o SLB.
Um dos problemas que havia o ano passado era o de excesso de vedetas, jogadores que encaravam o clube como uma breve passagem por um campeonato menor. A maior parte dos reforços desta época precisava do SLB para se afirmar no futebol europeu e não fazia birra por ficar no banco.
Este é, claramente, um ponto que desejo repetido neste defeso, e as contratações asseguradas, pelo menos, deixam água na boca...
É certo que nem tudo foi um mar de rosas. Kardec e Éder Luís continuam longe de corresponder às expectativas, Júlio César, Keirrison e Menezes falharam na primeira época de águia ao peito.
Se no caso do guarda-redes e do médio se justifica o empréstimo, Keirrison (curiosamente o único que veio emprestado) foi um "nado morto" no futebol do SLB e a sua dispensa não surpreende quem viu os seus jogos.
Houve erros, como não podia deixar de h
aver, mas o saldo é claramente mais positivo do que em épocas passadas, e aqui reside um dos factores do nosso sucesso.

1.1 Perspectivas de futuro: sou sincero: só estou preparado para a saída, a título definitivo, de Moreira e Di Maria. Se a saída do primeiro é inevitável pela falta de segurança nas raríssimas vezes em que foi escalado, a do segundo é facto público há muito tempo anunciado.
Tal como a de Di Maria, a eventual transferência de jogadores do nosso plantel só deve admitir-se pelo valor da cláusula de rescisão, e se o argentino parece destinado a abandonar a Luz, a coberura de cláusulas de rescisão de outros atletas seria inesperada e obrigar-nos-ia a procurar alterantivas incertas no mercado.
Como a maioria dos Benfiquistas espero que não saiam mais jogadores, pois o dinheiro não é tudo, como se viu depois da saída do Simão. O jogador de quem se fala, David Luiz, já prometeu mais uma época (embora o futebol seja fértil em surpresas...), e espero que seja acompanhado pelos companheiros de equipa neste estado de espírito.
Passando aos reforços do plantel, além dos já conhecidos Faria, Jara e Gaitán, espero por mais um guarda-redes e por um lateral esquerdo.
A posição de guarda-redes é há muito discutida na Luz (desde o fim da carreira do Preud'homme?) e, malgrado reconheça Quim como um grande guarda-redes, que nos será ainda muito útil, os anos começam a pesar e precisamos de outro "galo" para o "poleiro". Eduardo, que tem sido falado, parece boa opção, embora a cláusula de rescisão me pareça inflacionada, e dificilmente o seu clube aceitará negociar connosco.
Restará talvez uma solução estrangeira, apesar do número já excessivo de estrangeiros no nosso plantel.
Quanto à posição de lateral esquerdo, nem Fábio Coentrão nem Peixoto são especialistas do lugar (este com a agravante de ser atreito a lesões), e esta carência de um lateral consistente a defender mas que faça o corredor (a SAD chegou a ponderar um mas foi desviado para outras paragens) fez-se sentir e muito esta época, sobretudo frente a equipas de boa valia ofensiva.
Em certa medida responsável pelos desaires de Braga e Liverpool, é altura de a ausência de um lateral esquerdo completo ser colmatada este defeso.
Quanto à posição que Di Maria ocupava, sempre teremos Urreta, Coentrão e, ao que dizem, Gaitán. Nenhum deles, certamente, com o génio do argentino, mas esperar um substituto à imagem do Angelito seria tão ingénuo como acreditar que as arbitragens prejudicaram o Braga.

2. Política de comunicação: Ao contrário de distintos bloggers Benfiquistas, não me parece que a política de comunicação tenha prejudicado a caminhada do Campeão. As insinuações do Domingos e do Jesualdo e companhia intoxicaram a opinião pública e deram uma imagem errada do que foi este campeonato? Infelizmente sim, mas de nada valia termos respondido à letra e incendiado ainda mais os ânimos e os clamores contra nós.
Neste país, em que uma borboleta desencadeia um tufão nos mares da China, qualquer reacção oficial do SLB é automaticamente extrapolada e usada pelos nossos adversários como pretexto para os seus ataques e a sua vitimização.
Gostaria, mais do que ninguém, que o SLB pudesse ter uma reacção pronta e enérgica para todas as encomendas, mas isso além de não ser eficaz (e possível?) apenas desviaria as atenções para questões laterais, premiaria os nosso detractores com uma visibilidade e importância que não merecem e não protegeria o grupo de trabalho.
A caravana que prossiga. Se há cães que gostam de ladrar, ladrem sozinhos.
Alcançámos o êxito devido (em parte) à actual política de comunicação, e não apesar dela.

Gostaria de terminar com a análise adiada de duas questões importantíssimas e que não tiveram o destaque que deviam, a começar por este blog.
1. Estatutos: foi há poucos dias aprovada uma significativa revisão dos estatutos do SLB, que nalguns pontos foi, quanto a mim, aberrante (salvo o devido respeito a quem votou a sua aprovação) e preocupante.
Condicionar a candidatura à presidência do Clube (e já nem falo em outros cargos de direcção, que nem deviam ter qualquer limitação em anos de filiação) aos 10, no máximo 15 anos de associado efectivo faz algum sentido num Clube que já elegeu gente que nem devia ter transposto a soleira do estádio, embora só por si não garanta qualidade.
Agora limitar a candidatura a quem tenha mais do que 25 (!!!!!) anos de filiação efectiva, ou seja, a quem tenha pelo menos 43 anos de idade e 25 de sócio, e estender a duração dos mandatos de três para quatro anos é um escândalo, tenham sido 100 ou tivessem sido 100 mil os sócios votantes.
Vieira, que tanto apregoa ter centrado o Clube nos sócios, é afinal o primeiro a afirmar a sua menoridade intelectual (só assim se entende limitar desta forma quem pode submeter uma candidatura a votação) e a propor a sua própria eternização no cargo (pelo qual, rezam as crónicas, nada recebe), à boa maneira Chavista.
Não tenho qualquer problema em reconhecê-lo como uma das traves mestras da reconstrução do Clube, mas felizmente já havia Benfica antes de Vieira e continuará a haver depois dele.
Espero que esta direcção não se tenha esquecido disto, e a "normalidade democrática" seja reposta no SLB o quanto antes, com a revogação destas cláusulas inaceitáveis para a democracia interna no Clube.

2. Liga: Ao contrário de outros, que afirmam não se interessar mas candidatam administradores seus à Liga, nós devemos preocupar-nos, pois foi aqui que radicou grande parte da podridão que grassava no futebol português.
Para mal dos nossos pecados, a influência que temos na liga e nos outros clubes portugueses é pouco mais do que zero, porque os presidentes dos outros Clubes comem todos na mão do PC, ora porque precisam de emprestados ora por ligações pouco claras, e são eles quem decide a eleição.
Pouco podíamos fazer, em boa verdade, perante a anunciada apropriação da liga de clubes, mas a forma como passivamente permitimos esta jogada vamos pagá-la bem caro. Que o futuro me desminta.
Abraço

Parabéns Fábio, força selecção!

Dos jogadores campeões nacionais, há um que marcará presença na África do Sul: Fábio Coentrão, o "Figo das Caxinas", quanto a mim o jogador luso revelação nesta época.
Depois de um período relativamente longo de empréstimos, em que se chegou a temer pela sua carreira depois do empréstimo falhado ao Saragoça o ano passado, Jesus "ressuscitou" o miúdo para um nível que justifica plenamente a chamada.
O Fábio é, pois, mais um motivo para apoiarmos e acreditarmos no sucesso dos seleccionados para o Mundial, apesar da convocatória, no mínimo estrambólica, de hoje.
Torço pela selecção, e quero que a festa que inundou o país ontem se repita, ainda maior, daqui a um mês.
Abraço

domingo, 9 de maio de 2010

Cardozo bota de prata


TENHA CUIDADO! ELE É PERIGOSO! ELE É O ÓSCAR "TACUARA" CARDOZO!
O jogo do título na Luz consagrou como rei dos goleadores o nosso bombardeiro Cardozo, o que já não acontecia com um jogador do SLB desde Rui Águas (1990/91).
Num ano em que largamente ultrapassámos a fasquia dos 100 golos em jogos oficiais, o mais produtivo dos nossos pontas-de-lança em muitos anos arrebatou este título pessoal, com uns admiráveis 26 golos em 30 jogos.
Lento, lento, mas mete-as lá dentro. Cardozo há já muito que justificava esta distinção e acabou de nos oferecer o triunfo (e o campeonato) em bandeja de prata. Como foi possível ficar no banco a época passada?! Enfim, a verdade é como o azeite, vem sempre à tona, e o paraguaio bem vale cada cêntimo que pagámos por ele.
Uma palavra para outro dos nossos pontas, que é também um campeão nato. Não nos esquecemos de ti, Mantorras, ainda te veremos marcar pelo SLB.
Abraço

Adeptos do Benfica intimidados e agredidos nos festejos

"Na baixa do Porto o ambiente esteve hoje ao rubro, quando os primeiros carros com adeptos do Benfica, que pretendiam celebrar o título nacional de futebol, foram pontapeados por adeptos do FC Porto.
Identificados com símbolos do clube portuense, os agressores chegaram mesmo a partir os vidros de algumas viaturas, tentando evitar o cortejo dos adeptos do Benfica, num clima de intimidação.
A PSP reforçou, entretanto, a segurança na Avenida dos Aliados, onde os poucos adeptos do Benfica que se encontram fora dos carros, estão a curta distância dos simpatizantes do FC Porto, que já queimaram alguns cachecóis e bandeiras do clube da Luz.
O Benfica sagrou-se hoje campeão nacional de futebol, pondo fim a uma hegemonia de quatro anos do FC Porto."

Fonte: sapodesporto.pt

"Um grupo de adeptos do Sporting de Braga partiu, hoje, os vidros de um carro que transportava benfiquistas à saída do túnel da Avenida da Liberdade, deixando-o com os vidros todos estilhaçados.

Os adeptos do clube local desceram da zona da Arcada para a Avenida da Liberdade, de modo a escaparem à ação do corpo policial que se encontra alguns metros acima, na Avenida Central, pronto para agir em caso de agressões entre adeptos.

Uma fonte policial disse à Lusa que se registaram pequenas escaramuças em várias zonas da cidade, mas, até agora, sem ferimentos registados, ligeiros ou graves.

A PSP teve de intervir contra um grupo de adeptos bracarenses que tentou agredir um simpatizante do Benfica que passava na zona a festejar a vitória na Liga portuguesa de futebol

A PSP de Braga disparou, mesmo, no centro da cidade, balas de borracha.

Fonte policial disse à Lusa que os agentes avançaram para o grupo de adeptos do Braga que se encontravam junto à Arcada, na Avenida Central, depois de estes terem insultado e tentado agredir o benfiquista.

Os agentes não chegaram a recorrer aos bastões, dado que os presentes fugiram de imediato.

No local, - onde a situação continua tensa - vários simpatizantes do Braga disseram à Lusa estarem determinados a não deixar que os benfiquistas ocupem o centro da cidade, garantindo que recorrerão à força e a pedras se tal for necessário".

Fonte: sic.sapo.pt


Infelizmente, já houve ofensas à integridade física e ao património de Benfiquistas que se limitavam a celebrar um título que há tanto escapava. Espero que não se repitam mais os desacatos já vividos noutras alturas e possam deixar os adeptos do SLB festejarem com liberdade e com segurança.
Abraço

Habemus campeão


SLB 2-1 Rio Ave Futebol Clube
Jogo de nervos, de sofrimento, de luta, mas SOMOS CAMPEÕES!!!
Graças a Deus todo este sofrimento teve frutos. Este não é o momento de analisar jogos, por mais intenso que este tenha sido.
Ganhámos justamente, somos campeões justamente (5 pontos de avanço) e coroámos uma época de grandes jogos e grandes demonstrações de carácter deste Clube.
À nossa direcção,aos nossos técnicos, aos nossos jogadores, aos nossos adeptos que nunca hesitaram em apoiar esta equipa o meu BEM HAJA!
A quem tem a coragem de desvalorizar este título: tenham paciência mas estava mesmo para acontecer. O SLB retoma o ceptro do futebol nacional.
A última palavra só podia ir para aqueles que infelizmente não puderam rejubilar com este triunfo, por não estarem entre nós. André, meu amigo, e Hugo, cujo falecimento este ano deixou enlutada a nossa blogosfera, este título também é Vosso.
Abraço

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Elucidativo...

«Pinto da Costa ofendeu dirigentes benfiquistas
SÓ LUÍS FILIPE VIEIRA E RUI COSTA ESCAPARAM AOS INSULTOS

Não foi só no relvado e nas imediações do Estádio do Dragão que o ambiente aqueceu. Na tribuna de honra, onde a direção encarnada assistiu às incidências da partida relativamente perto do presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, os ânimos também se exaltaram e a partida terminou com o líder dos azuis a insultar os representantes do Benfica.

O episódio registou-se poucos minutos depois de Luís Filipe Vieira e Rui Costa terem descido aos balneários para esperarem a equipa. Os "vices" Rui Cunha, Alcino António, Rui Gomes da Silva e Afonso Henriques decidiram ficar mais alguns instantes a assistir ao desenrolar da partida. Sensivelmente a cinco minutos do final, Rui Gomes da Silva desafiou os seus companheiros a abandonarem o espaço mas a ideia não foi de imediato aceite. A poucos instantes do apito final de Olegário Benquerença, os responsáveis do clube lisboeta decidiram sair e foi nesta altura que Pinto da Costa entrou em ação.

Dirigindo-se aos seus convidados com um vocabulário pouco próprio, PC referiu: "Aqui não festejam título nenhum seus.........", afirmou, dirigindo em seguida várias ofensas verbais.

Tranquilos

De modo a evitarem mais confusão, os membros da direção do Benfica optaram por não responder e deixaram o local. Dados todos os incidentes que já haviam marcado o clássico, os responsáveis viraram as costas deixando o líder da equipa azul e branca a vociferar sozinho.

Mais calmo foi o ambiente junto ao túnel e acesso às cabinas das duas formações. Ao contrário do que aconteceu no encontro disputado no Estádio da Luz, os jogadores não entraram em confronto.»

Fonte: Record

Palavras para quê?

Abraço

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Bem-vindo Gaitán


O SLB tem princípio de acordo com o Boca Juniors para a transferência do argentino Nicolás Gaitán. Contratação há muito aguardada, diga-se, de um jogador reputado de tecnicista e cerebral mas ainda jovem e que tem muito a provar (ainda mais depois do que por ele pagaremos).
Como é definido no comunicado, Gaitán é médio ofensivo, e deverá ser para essa posição que é contratado (já ouvi dizer que está mais talhado para a posição do Saviola, mas seria um absurdo contratar mais um ponta-de-lança).
Depois desta contratação, mais provável se torna a abalada do Di Maria, pois, partindo do princípio de que teremos Urreta e Coentrão (este já liberto da posição de lateral) para o ano, não se compreenderia este negócio. O que, a confirmar-se, torna a despedida do n.º 20 incrivelmente discreta, ele que não poderá alinhar no jogo do título frente ao Rio Ave...

«O Benfica já está a preparar a próxima época e esta tarde informou a Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) de um princípio de acordo por Osvaldo Gaitán.

O princípio de acordo foi firmado com os argentinos do Boca Juniors “para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Osvaldo Gaitán por um montante líquido de 8,4 milhões de euros”.

O jogador celebrou um contrato por cinco épocas com os encarnados.

O argentino, de 22 anos, alinha no Boca Juniors desde 2007 e foi chamado duas vezes à selecção alvi-celeste. Tudo indica que será o substituto do compatriota Dí Maria.

Comunicado à CMVM na íntegra:

A Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD, em cumprimento do disposto no artigo 248.º do Código dos
Valores Mobiliários, vem informar que chegou a um princípio de acordo com o Club Atlético Boca
Juniors para a transferência, a título definitivo, da totalidade dos direitos desportivos e económicos do
atleta Osvaldo Nicolás Fabián Gaitán por um montante líquido de 8.400.000 € (oito milhões e
quatrocentos mil euros).
Mais se informa que a Sport Lisboa e Benfica – Futebol, SAD chegou a um princípio de acordo com o
referido atleta para a celebração de um contrato de trabalho desportivo para vigorar nas próximas 5
(cinco) épocas desportivas.
Em face do exposto, o jogador será submetido a exames médicos, estando a efectivação dos
referidos acordos dependentes da realização dos mesmos.
O Conselho de Administração
3 de Maio de 2010»

Fonte: sapodesporto

Abraço

Vergonhoso

Espancam mulheres indefesas, apedrejam o autocarro do adversário, tentam matar o guarda-redes contrário com tochas e petardos, agridem jogadores e técnicos com isqueiros, bolas de golfe, etc. (qualquer dia com mísseis), recebem com insultos, provocações e atitudes animalescas e ainda vêm dar lições de moral. Tenham mas é vergonha filhos da puta.
Escandalosa a actuação do papagaio da polícia que veio mentir descaradamente para a televisão, nós é que andamos a sustentar estes filhos da puta que arrastam pela lama a polícia portuguesa.
Se morresse alguém ainda nos acusavam de não termos feito o seguro de vida.
Espero que os nossos dirigentes levem este escândalo até às últimas consequências, porque senão já sabemos o que espera os nossos na próxima deslocação àquela fossa malcheirosa...
Abraço

domingo, 2 de maio de 2010

Parabéns a quem ficou em terceiro lugar

FC do Porto 3-1 SLB
Má exibição da nossa equipa, que nunca soube ter a cabeça fria que este jogo exigia. Infelizmente, o resultado acompanhou a exibição e não deu ainda para fazer a festa. Diga-se que todas as condicionantes e o ambiente provocatório condicionou-nos, e, mesmo quando estávamos por cima mostrámo-nos demasiado permeáveis.
Cardozo está obviamente limitado fisicamente e nem devia ter jogado, quanto mais fazer os 90'... Como se não bastasse, a partir do momento em que saiu o Javi Garcia, nunca mais controlámos as operações a meio campo e oferecemos o flanco.
Resultado pesado mas justo pelo que não jogámos, e agora precisamos de um ambiente infernal na Luz para podermos conquistar o título de Campeão. Domingo não podemos voltar a falhar.
Abraço