O Cantinho do André

Recordação do maior amigo que tive, que foi também o maior Benfiquista que conheci. Apesar da Tua morte tão prematura, que levou um jovem, mas sobretudo um Grande Homem, a Tua vida permanecerá para sempre como uma dádiva para quem teve a sorte de Te conhecer. Agora onde os justos descansam, e livre da doença que Te tolheu o corpo mas não o espírito, eu sei que ainda vives connosco. Obrigado, e desculpa, André.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Mar de raiva


Leixões Sport Clube 0-4 SLB Hoje em dia, dá-me prazer ver esta equipa jogar à bola. Que melhor elogio poderia fazer a esta exibição do nosso futebol? Num relvado pesado e em condições climáticas impróprias para o desporto, o SLB foi a Matosinhos arrancar um moralizador triunfo, onde o segundo e terceiro classificados não haviam conseguido melhor do que o empate, e JJ parece ter ganho a aposta nos novos reforços.
Mas este jogo ficou também marcado pela tentativa, felizmente frustrada, de prejudicar o nosso clube. Creio até que o roubo descarado e infame de um golo limpo a Di Maria, mais do que tirar ao marcador um número ainda mais desnivelado, acabou por motivar ainda mais os jogadores, que partiram para uma exibição aguerrida, à Benfica.
Mas passemos ao jogo, que começou logo com uma ocasião flagrante, com uma cabeçada de Cardozo que levou a bola ao poste da baliza leixonense. Estava dado o primeiro sinal de vida da nossa equipa. Ainda assim, a primeira parte foi de relativo equilíbrio, só desfeito com um lance brilhante de Di Maria, que deu em golo mal anulado pelo árbitro, que ainda teve a desfaçatez de admoestar o jogador com amarelo.
Desde esse momento, se até aí o Leixões ainda discutiu o jogo, só deu Benfica. Enquanto em outros anos víamos a equipa baixar os braços e desmotivar-se perante este tipo de "adversidades", desta vez mostrámos o brio de quem se sente injustiçado e não tem dúvidas do seu valor.
E não demorou muito a que esta resposta se traduzisse em golo: ÉDER LUÍS rematou e contou ainda com um desvio na perna de um adversário, não dando hipóteses a Diego. Reposta a justiça no marcador.
Na segunda parte, assistiu-se a um vendaval de futebol ofensivo, que o Leixões, como a maioria dos clubes, não teve armas para travar. Bem cedo, Di Maria desperdiçou uma oportunidade clara de golo, evitado por uma saída pronta do guarda-redes contrário. Pouco depois, nova oportunidade falhada: Cardozo ainda deve estar a perguntar como falhou de baliza aberta.
Não contente, e ainda ressabiado com o golo limpo que lhe fora negado, DI MARIA materializou o domínio de jogo com um vendaval de golos para todos os gostos: pontapé dentro da área, aos 59', chapéu de classe ao guarda-redes, aos 76', e, dez minutos após, um remate violento de fora da área, a selar uma goleada memorável, num estádio de que temos boas recordações.
Uma palavra de agradecimento aos que fizeram uma espera ao autocarro do SLB na avenida da Boavista. É também por vossa causa que esta vitória sabe tão bem.
JJ pode agora sentar-se tranquilamente a assistir ao semi-clássico do futebol português. Mas atenção: Março reserva-nos uma cadência alucinante de jogos absolutamente cruciais.
Por fim, parabéns a quem os merece: o SLB celebra hoje 106 anos de existência. Eu quero celebrá-los em Maio.
Abraço

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

A Madeira precisa de nós

O Povo da Madeira sofreu o pior desastre de que há memória nos últimos anos em Portugal. Não podemos ficar indiferentes ao sofrimento dos nossos compatriotas, perante a morte e a desgraça que atingiu tantas famílias, tantas pessoas.
"São várias as iniciativas a decorrer. É o caso da Cáritas do Funchal, que aceita donativos em dinheiro, assim como ajuda na forma de alimentos, vestuário, mobiliário, electrodomésticos e material escolar.

A União das Misericórdias Portuguesas tem igualmente um fundo de apoio às vítimas do qual poderá saber mais acedendo a www.ump.pt/ump ou enviando um email para o endereço secretaria.geral@ump.pt.

Offline há mais. De momento existem várias contas bancárias de apoio e uma linha telefónica cuja receita reverte para a ajuda a Madeira: a conta Banif com o NIB 0038.0040.50070070.771.11;conta BBVA com o NIB 0019.0001.00200181.689.15; a conta BES de NIB 0007.0000.00834282.936.23; a conta Barclays com o NIB 0032.0470.00203252.260.41; e a conta Santander Totta, com o NIB 0018.0003.22713788.020.21.

A linha telefónica é da MediaCapital e está disponível através do número 760 100 999, com um custo de chamada associado de 50 cêntimos."
Fonte: tek.sapo.pt/extras/sugestoes/sugestao_tek_solidarios_com_a_madeira_1047856.html

Caso Javi: estupefacção e ira

Javi, em má ou boa forma, é o insubstituível da nossa equipa. É óbvio o prejuízo causado pelo seu afastamento, e que um instrumento como o sumaríssimo, que fora usado por 5 (!) ocasiões em vários anos, havia de ser usado contra nós, logo na altura em que o nosso futebol tem deslumbrado tudo e todos, e em que os nossos adversários não têm mãos a medir para tapar o Sol com a peneira.
Mas, embora não me surpreenda com mais um ataque da comissão disciplinar ao clube mais penalizado em Portugal (bastava dizer que, nas agora 6 vezes em que um jogador foi suspenso por sumaríssimo, 4 recaíram sobre um jogador do SLB), estou indignado com o silêncio ensurdecedor do nosso (?) departamento de comunicação.
É verdade que dificilmente se arranja melhor emprego do que fazer parte de um destes departamentos, mesmo no clube mais caluniado e injuriado do nosso país, e que não era preciso o folclore imbecil das conferências de imprensa do nosso actual director de comunicação no ano passado, nem o folclore ainda mais imbecil da conferência de imprensa dos chorões unidos pela agressão do Givanildo.
É também verdade que o jogador Javi Garcia precisava de descanso, como inadvertidamente notei na crónica do último jogo que realizámos, embora nunca me passasse pela cabeça que esse "descanso" seria forçado, e logo numa altura decisiva do campeonato.
Mas nunca pensei que o desleixo do nosso departamento de comunicação fosse tal que um claro ataque ao nosso clube, a coberto da verborreia desfiada diariamente nos media contra nós, passasse em claro.
A jogada que serviu de pretexto para punir o nosso jogador é o pão do dia em outros estádios do país. E, no entanto, vemos um dos nossos melhores jogadores impedido de jogar sem expressarmos qualquer reacção, sem o mais leve murmúrio de revolta. Pela mesma comissão que faz do SLB o clube mais multado da liga.
Obviamente, os nossos adversários, que não são poucos e são tudo menos parvos, vão aperceber-se desta alegre incúria de defesa de um dos esteios da equipa. E se é assim que (não) reagimos a este ataque, imaginem o sinal que lhes damos. Não é preciso branquear o erro do nosso jogador, mas se há outros que fazem o mesmo ou até pior e nada lhes acontece, não entendo para quê seguir o preceito cristão de dar a outra face...
Abraço

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

150 vitórias europeias

Não vou perder tempo com coisas pequeninas e ridículas como o triste espectáculo de vitimização que o clube mais beneficiado em todos os anos em que me lembro ver jogar futebol tem protagonizado. Esses perderam uma boa oportunidade de ver futebol a sério.
O que justifica este post é, naturalmente, o SLB, que por cima dos ódios e das ofensas, continua a atingir marcas históricas e a caminhar para o mito.

"A goleada (4-0) ao Hertha Berlim, esta terça-feira, possibilitou ao Benfica tornar-se no 10.º clube a atingir as 150 vitórias em jogos europeus. Os encarnados não desperdiçaram a oportunidade de fazer história, que se iniciou a 29 de setembro de 1960, frente ao Hearts, em Edimburgo, na 1.ª mão da ronda inaugural da Taça dos Campeões Europeus de 1960/61, que viriam a vencer.

Nestes 150 triunfos, encontram-se partidas marcantes contra equipas que também já venceram a Taça dos Campeões Europeus - Liverpool e Juventus foram batidas por três vezes, enquanto o poderoso Real Madrid perdeu por duas -, que já foram derrotadas em mais do que uma ocasião. No total, o clube da Luz regista 22 triunfos face a formações que venceram a mais importante competição europeia de clubes, registanto ainda 17 frente a equipas que venceram outra prova da UEFA.

O "ranking" das formações que já ultrapassaram as 150 vitórias é liderada pelo FC Barcelona, com 239 triunfos, logo seguido pelo Real Madrid, com 233. O "top 10" conta ainda com as presenças de Juventus (209), Bayern Munique (189), AC Milan (171), Liverpool (168), Inter de Milão (163), Ajax (156) e Anderlecht (153)".

Fonte: Record

Abraço

Queriam 2? Tomem lá 4!


SLB 4-0 Hertha Berliner Sport Club
JJ não promete, mas faz! Um dia depois de ironizar com o facto de a equipa não oferecer sempre espectáculos de arromba regados por goleadas claras, eis que fomos brindados com uma boa exibição da nossa equipa. O jogo começou cedo, mas nem isso nem o facto de se disputar em dias de semana esmorecem o querer, a raça e a ambição dos Benfiquistas. Enquanto alguns se esfalfam para compor as bancadas em jogos importantes ao fim-de-semana, o SLB leva, no segundo jogo de uma eliminatória "encaminhada" e em hora de trabalho, não menos de 30 mil!
E, neste jogo, o SLB correspondeu e, não contente (nem cansado) com isso, ainda goleou uma equipa que continuo sem perceber como nos pôde empatar na Alemanha...
O que mais impressiona neste jogo é o vendaval Di Maria. Indiferente a capas de jornais que têm como único fim desestabilizar o nosso clube (como sempre), o puto argentino trocou o passo aos alemães, que ainda se devem sentir agora zonzos. Mas foi das botas de AIMAR que saiu o primeiro tento da tarde, numa jogada de envolvência deliciosa, aos 24' de jogo.
O SLB mais do que justificava essa vantagem, e a primeira parte foi de domínio encarnado, pese o perigo que o Hertha por vezes criava (Javi precisa de algum descanso).
Mas o nosso ataque fazia mossa no adversário, e CARDOZO não sentiu grandes problemas em fazer o segundo golo no reatar da partida, a cruzamento de quem? Di Maria.
Pouco depois, foi a vez de JAVI aproveitar a desorientação alemã, e com facilidade avolumar a vantagem, na sequência de um ressalto, em mais um lance disputado na grande área contrária.
Eliminatória mais do que resolvida, mas não sem o grande momento do jogo: passe picado de Di Maria, recepção e fuzilamento das redes pelo CARDOZO, mais um golo para a contabilidade de um dos artilheiros da Europa.
A partir daí, JJ achou que as dúvidas sobre o rendimento da equipa estavam dissipadas e retirou a dupla de artistas Aimar/Saviola (belo jogo!) de campo e a equipa limitou-se a gerir os acontecimentos, com um ou outro sobressalto e com um penálti sonegado que daria o já escusado 5º golo. Uma decisão que só pecou por tardia, pois já no sábado vamos ao Mar.
Vitória esclarecedora, não só para uns alemães apostados no 2-2, mas também para os críticos e aqueles que, como eu, apontaram quebra de rendimento nos jogadores. Soube bem esta vitória, mas não era por este jogo que passavam as grandes decisões.
MVP: mesmo não marcando, Di Maria voltou a rubricar exibição de classe. A continuar assim, se fizer o resto da época com este nível, pode ser uma arma decisiva.
Um último apontamento: é justo que esta vitória seja dedicada ao senhor Carlos Morgado, ex-director do Jornal O Benfica, que nos deixou no dia de ontem, com a idade de 59 anos. À sua família as mais sentidas condolências. Que Deus tenha mais um bom Homem que se lhe junta.
Abraço

Cansados de não ganhar!


Confrontado com a questão da quebra de rendimento da equipa, JJ deixou escapar: "o único cansaço é o de ganhar muitas vezes". Pois eu nada tenho a opor, pelo contrário, mas junto-lhe outro cansaço, que deve ocupar a mente dos nossos jogadores: o de ainda nada estar ganho.
Aproveito, já agora, para concordar com JJ quando diz que à equipa não pode ser exigido que ganhe, goleie e dê espectáculo a toda a hora. Pelo que a mim toca, nada mais exijo do que trabalho e vitórias em qualquer jogo que façamos.
Mas se algum destes componentes falhar, mal de nós se os responsáveis não forem censurados. Vem isto a propósito das dificuldades que o SLB parece apresentar quando submetido a pressão. Não tenho dúvidas de que os jogadores dão o que têm em campo, mas isso não chega, é preciso humildade, e é isso que vamos ter de demonstrar para alcançarmos o título.
Por isso, espero um SLB de combate no jogo frente ao Hertha, independentemente da equipa que subir ao relvado da Luz. Não me faz confusão que o JJ queira poupar a equipa em jogos europeus, e só me surpreende que não ponha as "segundas linhas" em campo, nomeadamente os reforços de Janeiro. A luta pelo campeonato vai ser encarniçada, e não nos podemos dispersar em combates laterais: quanto mais concentrados e preparados estivermos no campeonato, em melhores condições estaremos para o conquistar, e nisso nem hesito em apoiar a estratégia que JJ anunciou.
Mas que não haja dúvidas sobre um ponto. A equipa que jogar pelas nossas cores não pode tirar o pé nem dar sinais de fraqueza em qualquer partida de dispute, sob pena de cavarmos a nossa própria sepultura (cruzes)!
Abraço

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Benfica também nos E.U.A.

"As comunidades portuguesas nos Estados Unidos vão passar a ter 20 Casas do Benfica, com a inauguração, este fim-de-semana, de quatro agremiações pelo presidente do clube, que chegou esta sexta-feira a Boston. Fonte oficial do clube disse à Agência Lusa que a inauguração das novas Casas do Benfica - nos estados de Connecticut e Massachusetts (nordeste) - surgiu a convite das agremiações de benfiquistas radicados nos Estados Unidos A deslocação estava prevista há pelo menos quatro meses e aguardava apenas pela disponibilidade de agenda de Luís Filipe Vieira, adiantou. A direcção vem representada por dois vice-presidentes, além do presidente, e nenhum jogador estará presente, já que o Benfica recebe terça feira o Hertha de Berlim, para a segunda “mão” dos 16 avos de final da Liga Europa em futebol.O périplo do presidente benfiquista começa esta sexta-feira (17:30 locais, 22:30 de Lisboa) em New Bedford, mais de 80 quilómetros a sul de Boston, onde é esperada a comparência de cerca de 300 pessoas, segundo a organização. A expectativa, segundo fonte oficial do clube, é de forte comparência nas outras inaugurações, até pelo sucesso que o clube tem vindo a conhecer esta temporada, líder no campeonato nacional de futebol. Sábado, logo pela manhã, a comitiva segue para a Casa da cidade de Chicopee, e, da parte da tarde, entra no estado do Connecticut, onde inaugura a Casa do Benfica na capital estadual, Hartford. Domingo será inaugurada a casa de Danbury, já na fronteira entre o Connecticut e o estado de Nova Iorque, e o regresso está previsto para segunda-feira, via Newark.Estima-se que residam actualmente nos Estados Unidos mais de 1,3 milhões de portugueses e luso-descendentes".
Fonte: Sportinveste Multimédia

Post Scriptum: Acho esta uma excelente iniciativa da direcção SLB, que de certo modo emenda a mão de um episódio caricato de há uns meses que envolveu o cancelamento de uma visita do presidente. Por isso, grande foi a minha surpresa quando no site do nosso cube não vi qualquer referência a esta festa dos Benfiquistas residentes nos E.U.A., preferindo dar destaque a uma participação num evento de moda! Espero que distância física não impeça a divulgação que esta notícia merece.
Abraço

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Dormir em campo não, s.f.f.

Hertha Berliner Sport Club 1-1 SLB Exibição miserável. Nada do que se diga sobre o jogo de Berlim pode escamotear esta verdade. Assistimos a uma demonstração clara do que não pode ser uma equipa do SLB em campo, apática, displicente, acomodada. Apetece mesmo dizer que, se é para passar a regra esta mania de tirar sonecas em campo podemos esquecer as aspirações que acalentamos ainda esta temporada.
O começo do jogo não podia ser melhor para a equipa, Di Maria fez uma jogada magistral servido de longe por Ramires e colocou-nos na frente do marcador, mas o que se viu a partir do primeiro quarto de hora da partida foi ao mesmo tempo deprimente e enervante. Vi Peixoto no seu nível habitual (pouco mais que zero), Javi Garcia displicente (como é possível sofrermos mais um autogolo!?, e a época ainda nem terminou...), Ramires fraquinho (já sabíamos que em 10 passes falha 7, mas quando a isso se junta falta de intensidade...), Martins nos seus maus velhos tempos, Saviola a léguas (será que vale a pena continuar a apostar nele a titular?). Se a tudo isto somarmos um Júlio César que pensa estar ainda no Belenenses (o tempo que o homem leva a repor a bola e a sua displicência são inacreditáveis), um Cardozo em noite não, um Menezes que mais uma vez entrou para fazer número e uma substituição ininteligível no final (essa de trocar um ponta-de-lança por um central quando antes do jogo se disse que se queria a vitoria entra para os anais), eis o ramalhete composto.
Mais um empate, e por pouco a equipa não tinha aquilo que merecia, pois acabámos o jogo a tentar defender e com o credo na boca. jj, assim não vamos lá...
Mas o resultado (melhor que a exibição) é ainda mais frustrante se se pensar que este foi o 17º jogo oficial que disputámos em solo alemão e não ganhámos nenhum!!!! Era esta a história que queríamos fazer????
Desculpem se estou a ser duro com a equipa, e a prioridade é o campeonato, e houve um penálti não assinalado, blá, blá. Mas no SLB só há um resultado tolerável, e os nossos jogadores não o quiseram trazer da Alemanha, e não foram dignos da camisola que vestem.
Abraço

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Hora de decisões também na Luz

O nosso Clube vai disputar no Olímpico de Berlim o seu futuro nas competições europeias desta temporada. Mas além deste jogo, que eu espero de todo o coração que ganhemos, o nosso futuro em outras competições europeias passa também pela Luz.
Ainda antes de terça-feira, data da segunda mão da eliminatória europeia, o nosso andebol e o nosso hóquei em patins jogam a segunda mão das respectivas eliminatórias europeias também em casa, ou seja, nos pavilhões da Luz. Diferentemente da eliminatória do futebol, nestas a primeira mão foi já realizada, em ambos os casos com vitória, mas por margens que não permitem grande segurança. Por isso mais importante se torna a presença dos adeptos. Como no futsal, juntos podemos levar o SLB ao topo da Europa.

Dia 20 de Fevereiro
Hóquei em Patins S.L.Benfica - Roller Bassano (Pavilhão Império Bonança)
Taça CERS às 16.00h
Andebol S.L.BenficaTBV Lemgo (Pavilhão 2)
Taça EHF às 18.00h
Bilhetes já à venda